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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19395
Tipo: Dissertação
Título: Cidadania e projetos sócio-orquestrais: um estudo a partir das perspectivas dos egressos do Prima
Autor(es): Santana, Elizane Priscila Silva
Primeiro Orientador: Penna, Maura Lúcia Fernandes
Resumo: O Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima) é uma ação de desenvolvimento estudantil do Governo do Estado da Paraíba que atua em 16 cidades atendendo a mais de 1.200 alunos, com o objetivo de usar da música como mola propulsora da cidadania, através da formação de grupos orquestrais em áreas de vulnerabilidade social. A presente pesquisa buscou compreender como jovens que participaram do Prima perceberam suas experiências no programa e os seus efeitos em suas trajetórias de vida. A pesquisa teve caráter interdisciplinar ao abranger, além da educação musical, diferentes áreas de conhecimento que têm se dedicado à abordagem da cidadania e da música, como a educação, filosofia e direito, abordando autores como Marilena Chauí e Paulo Freire. Ao longo da pesquisa, foram discutidos os direitos humanos, o ser cidadão com consciência dos seus direitos e deveres; a cidadania cultural, concebendo a cultura como um direito e não como mero entretenimento; a educação como um caminho de conscientização, emancipação e empoderamento; a música enquanto fenômeno social e a educação musical em projetos sociais em uma perspectiva emancipadora e decolonizadora, na busca em romper com alguns padrões do ensino conservatorial. Os dados foram coletados através de entrevistas narrativas com dez egressos do Prima que estão em cursos superiores em música e outras áreas, em várias universidades públicas da Paraíba. Para complementar, além da análise de fontes documentais do programa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dois diretores. Paralelamente, houve uma constante pesquisa bibliográfica para compreender os dados coletados. Os relatos dos egressos revelaram a relevância do Prima em seus percursos de vida, trazendo não somente a possibilidade de profissionalização e socialização pela música, mas também novas perspectivas de vida, aumento da autoestima e do empoderamento, assim como o conhecimento e respeito às diferenças e diversidades humanas. No entanto, suas narrativas também mostraram algumas ações incoerentes por parte de professores, o que indica a necessidade de uma seleção mais rigorosa para a sua contratação, de formações continuadas e nos trazem reflexões sobre o papel da universidade como espaço de formação inicial. Diante disto, foi possível concluir que o Prima teve uma influência importante e positiva na história de vida dos egressos entrevistados, contribuindo para a consciência de seu papel como cidadão
Abstract: The Inclusion Through Music Program (Prima) is an educational development project sponsored by the Paraíba State Government. The project exists in 16 cities, serving more than 1200 students, with the goal of using music as a driving force for citizenship through the formation of orchestral ensembles in areas of social vulnerability. The present study sought to understand how youth participants of the Prima project perceived their experience and its effects on the course of their lives. This research was interdisciplinary in nature, embracing other fields of study such as education, philosophy, and law that have been devoted to the understanding of citizenship and music and informed by the work of Marilena Chauí and Paulo Freire. The following were discussed in this study: human rights (citizens conscious of rights and duties); cultural citizenship (culture as a right rather than as a form of entertainment); education as means to increase awareness; emancipation and empowerment; music as a social phenomenon; and music education in social projects as a decolonizing practice (breaking with conservatory-minded education). Data was collected through narrative interviews with ten participants of the Prima project who have since been admitted to public universities in the state of Paraíba. In addition, semi-structured interviews were conducted with two Prima directors as well as the analysis of primary source documents of the project. In parallel, in order to understand collected data, a review of the literature was conducted. Data revealed the relevance of the Prima project in participants’ lives, as the project was seen both as a way to achieve professionalism and socialization through music, and as a way to demonstrate new perspectives of life, self-esteem, empowerment, and respect for human differences and diversity. However, participants’ narratives also revealed deficiencies among the teaching staff, indicating the need for a more rigorous selection of teachers and of continued professional development, and calling into question the role of college education as an initial training. In light of the findings, one could conclude that Prima had an important and positive influence in the lives of participants, contributing to their awareness of their role as citizens
Palavras-chave: Projetos sociais orquestrais
Educação musical
Cidadania cultural
Prima
Direitos Humanos
Orchestral social projects
Music education
Cultural citizenship
Human rights
Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima)
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Música
Programa: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19395
Data do documento: 22-Jul-2019
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

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