Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19397
Tipo: Dissertação
Título: Gestão de projetos de leitura e escrita e sua interface com uma escola aprendente: uma proposta de retextualização
Autor(es): Silva, Iara Maria Noronha da
Primeiro Orientador: Farias, Maria da Salete Barboza de
Resumo: O presente estudo aborda a gestão de projetos de leitura e escrita e a sua contribuição no processo ensino aprendizagem na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Carlos Neves da Franca, localizada em João Pessoa. Para isso utilizamo-nos da estratégia de retextualização. Observamos que a gestão de projetos é imprescindível para que as metas e objetivos sejam estabelecidos e alcançados pela equipe pedagógica fornecendo, dessa forma, um feedback das ações planejadas. Além disso, a sala de aula se caracteriza como um espaço de aquisição de conhecimentos e, através do contato e utilização dos gêneros textuais, os alunos têm a oportunidade de conhecer tipos de texto e desenvolver habilidades leitoras. Partimos da proposta de retextualização enquanto processo que permite a transformação de um gênero em outro e o desenvolvimento da habilidade escritora. A retextualização foi analisada através dos estudos dos gêneros textuais –contos e histórias em quadrinhos. Nessa perspectiva, buscamos a interação educando/texto, a fim de formar alunos leitores, com habilidades na escrita e na função social que os gêneros exercem. A fundamentação teórica se deu a partir dos estudos de Marchuschi (2008), Bakhtin (2011), Koch e Elias (2014), Dell´Isola (2007), entre outros. Os procedimentos metodológicos foram caracterizados como uma pesquisa de cunho qualitativa e os dados foram obtidos através da pesquisa-ação, envolvendo pesquisadores e participantes da situação de modo cooperativo e participativo. A retextualização se mostrou eficaz tendo em vista que os alunos conseguiram fazer a reescrita do gênero mantendo o mesmo sentido do texto-base e seguiram a estrutura da História em Quadrinho. Além do mais, verificou-se a utilização de inferências e apropriação de conhecimentos prévios, contribuindo, assim, para tornar o aluno um leitor crítico e um agente produtor do conhecimento
Abstract: The present study deals with the management of reading and writing projects and their contribution to the learning teaching process at the Carlos Neves da Franca Municipal School for Early Childhood Education and Primary Education, located in João Pessoa. For this we use the retextualization strategy. We observed that project management is essential for the goals and objectives to be established and achieved by the pedagogical team, thus providing feedback on the planned actions. In addition, the classroom is characterized as a space for acquiring knowledge and, through the contact and use of textual genres, students have the opportunity to know types of text and develop reading skills. We start from the proposal of retextualization as a process that allows the transformation of one genre into another and the development of writing ability. Retextualization was analyzed through studies of textual genres – tales and comics. From this perspective, we seek the interaction between educating / text, in order to form readers students, with writing skills and in the social function that the genres exert. The theoretical foundation was based on the studies of Marchuschi (2008), Bakhtin (2011), Koch and Elias (2014), Dell'Isola (2007), among others. The methodological procedures were characterized as a qualitative research and the data were obtained through action research, involving researchers and participants of the situation in a cooperative and participatory manner. The retextualization was effective in that the students were able to rewrite the genre keeping the same sense of the base text and followed the structure of the Comic. In addition, the use of inferences and the appropriation of previous knowledge was verified, thus contributing to make the student a critical reader and a knowledge-producing agent
Palavras-chave: Gestão de projetos
Leitura e escrita
Retextualização
Project management
Reading and writing
Retextualization
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19397
Data do documento: 17-Jun-2019
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IaraMariaNoronhaDaSilva_Dissert.pdf4,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons