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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19409
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Nunes, Camila Gonçalves Luz | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-15T22:08:46Z | - |
dc.date.available | 2019-11-05 | - |
dc.date.available | 2021-02-15T22:08:46Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-26 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19409 | - |
dc.description.abstract | Due to the improvement of pavements with greater durability, studies have been continuously developed to improve the performance of asphalt mixtures. In this context, the incorporation of residues, such as rubber from tires unserviceable to conventional asphalt mixtures, is shown as a viable alternative for the disposal of these residues and as a possible way to improve the performance of the mixtures. This work aimed to identify the physical and mechanical performance of asphalt mixtures with asphalt-rubber binder, produced in the laboratory, and local aggregates of granitic origin. For the production of asphalt-rubber, 10%, 15% and 20% of rubber content was incorporated into the conventional asphalt binder under high temperature. For the sieve analysis of aggregates of the mixtures, DNIT ES 031/2006 Strip C was used, with adjustments made using the Dominant Size Aggregate Range (DSAR) methodology. After the production of rubber asphalt and definition of aggregate composition, laboratory tests were performed to evaluate the physical and mechanical performance of the mixtures. In order to perform the mechanical tests, the Marshall and SUPERPAVE compaction methods were used, observing the influence of the compaction method on the performance of the mixtures From the obtained results it can be identified that the mixtures produced with incorporation of 10% of rubber to the asphalt binder, and compressed by kneading, according to the SUPERPAVE methodology, presented better mechanical performance. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Ruston Silva (rsammeville@biblioteca.ufpb.br) on 2021-01-18T20:06:27Z No. of bitstreams: 1 CamilaGonçalvesLuzNunes_Dissert.pdf: 2978365 bytes, checksum: 1e824bcf2187ad3eaaacab26a61fe9ec (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-02-15T22:08:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CamilaGonçalvesLuzNunes_Dissert.pdf: 2978365 bytes, checksum: 1e824bcf2187ad3eaaacab26a61fe9ec (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-02-15T22:08:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CamilaGonçalvesLuzNunes_Dissert.pdf: 2978365 bytes, checksum: 1e824bcf2187ad3eaaacab26a61fe9ec (MD5) Previous issue date: 2019-02-26 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Asfalto-borracha | pt_BR |
dc.subject | Faixa de agregados dominantes | pt_BR |
dc.subject | Marshall | pt_BR |
dc.subject | SUPERPAVE | pt_BR |
dc.subject | Asphalt rubber | pt_BR |
dc.subject | Dominant size aggregate range | pt_BR |
dc.title | Estudo do comportamento de misturas asfálticas modificadas por borracha de pneus inservíveis | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Melo, Ricardo Almeida de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0264629028239511 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6724820881976042 | pt_BR |
dc.description.resumo | Diante da necessidade de obtenção de pavimentos com maior durabilidade, estudos são continuamente desenvolvidos para melhorar o desempenho das misturas asfálticas. Neste contexto, a incorporação de resíduos, como a borracha proveniente de pneus inservíveis às misturas asfálticas convencionais, se mostra como uma alternativa viável para o descarte desses resíduos e como uma possível forma de melhorar o desempenho das misturas. Neste trabalho, buscou-se identificar o comportamento físico e mecânico apresentado por misturas asfálticas com ligante asfalto-borracha produzido em laboratório, e agregados locais de origem granítica. Para a produção do asfalto-borracha foram incorporados teores de 10%, 15% e 20% de borracha ao ligante asfáltico convencional, sob elevada temperatura. Para a escolha da composição granulométrica das misturas, foi utilizada a Faixa C do DNIT ES 031/2006, com ajustes realizados por meio da metodologia de Faixa de Agregados Dominantes (FAD). Após a produção do asfalto-borracha e definição da composição dos agregados, foram realizados ensaios laboratoriais para avaliação do desempenho físico e mecânico das misturas. Para a realização dos ensaios mecânicos foram utilizados os métodos de compactação Marshall e SUPERPAVE, observando-se a influência do método de compactação no desempenho das misturas. Por meio dos resultados obtidos pode-se identificar que as misturas produzidas com incorporação de 10% de borracha ao ligante asfáltico, e compactadas por amassamento, segundo a metodologia SUPERPAVE, apresentaram melhor desempenho mecânico. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Engenharia Civil e Ambiental | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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