Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19440
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAntonio Junior, Odécio-
dc.date.accessioned2021-02-17T02:32:06Z-
dc.date.available2019-11-14-
dc.date.available2021-02-17T02:32:06Z-
dc.date.issued2019-08-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19440-
dc.description.abstractThe studies we fetch to articulate deal with aspects related to the conduction of the mise-en-scène in the following movies made by director Taciano Valério: Onde Borges tudo vê (2011), Ferrolho (2012) and Pingo d' água (2014). It’s a case study that dialogs with cinema studies, acting theories and genetic critics. The observation of creative process of mise-en-scène considers the action of co-creative actors, a recurring practice at aesthetic experiments in brazilian contemporary cinema. The main concepts we discuss are "performance state" and "trigger", terms that cover elements theorized in the modus operandi build by the filmmaker along his career.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gracilene Figueiredo (gracilene.barbosa@biblioteca.ufpb.br) on 2021-01-22T11:54:29Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) OdécioAntonioJunior_Dissert.pdf: 4674460 bytes, checksum: eaa7f7322434618fb63ef30da45f848a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-02-17T02:32:06Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) OdécioAntonioJunior_Dissert.pdf: 4674460 bytes, checksum: eaa7f7322434618fb63ef30da45f848a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-17T02:32:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) OdécioAntonioJunior_Dissert.pdf: 4674460 bytes, checksum: eaa7f7322434618fb63ef30da45f848a (MD5) Previous issue date: 2019-08-27en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMise-en-scènept_BR
dc.subjectEstilopt_BR
dc.subjectEstado de performancept_BR
dc.subjectCinema brasileiro contemporâneopt_BR
dc.subjectDisparadorpt_BR
dc.subjectState of performancept_BR
dc.subjectTriggerpt_BR
dc.subjectStylept_BR
dc.subjectBrazilian contemporary cinemapt_BR
dc.titleAtuação e mise-en-scène no cinema brasileiro contemporâneo: o caso da trilogia cinza de Taciano Valériopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Lira, Bertrand de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3362646710027258pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5306451732388434pt_BR
dc.description.resumoOs estudos que buscamos articular versam sobre aspectos referentes à condução da mise-en-scène nas seguintes obras do diretor paraibano Taciano Valério: Onde Borges tudo vê (2011), Ferrolho (2012) e Pingo d’água (2014). Trata-se de um estudo de caso que dialoga com os estudos de cinema, as teorias sobre a atuação e a crítica genética. A observação do processo criativo da mise-en-scène considera a ação de atores cocriadores, prática recorrente em experimentações estéticas do cinema contemporâneo brasileiro. Os principais conceitos discutidos são os de “estado de performance” e “disparador”, termos que abarcam elementos teorizados no modus operandi construído pelo cineasta ao longo de sua carreira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OdécioAntonioJunior_Dissert.pdf4,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons