Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19448
Tipo: | TCC |
Título: | A EJA e a matemátiva: investigando as turmas do ciclo VI da cidade de Belém-PB |
Autor(es): | Sena, Helen Vanessa Alexandre de |
Primeiro Orientador: | Farias, Severina Andréa Dantas de |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo conhecer os estudantes da Educação de Jovens e Adultos do Ciclo VI do município de Belém – PB com relação a seu perfil e conhecimentos de Matemática. Para embasar nossa pesquisa, recorremos aos principais estudiosos que tratam da EJA, como Fonseca (2012) e Lorenzato (2006), além dos documentos oficiais vigentes: Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica – DCN (BRASIL, 2013). A metodologia adotada no estudo caracterizou-se como uma pesquisa exploratória do tipo quantitativa e qualitativa com relação à análise dos dados. Participaram do estudo 21 alunos de duas turmas do Ciclo VI da EJA de uma escola pública do município de Belém – PB. Adotamos como instrumento de pesquisa um questionário semiestruturado, entrevistas e diário de campo. A aplicação do questionário e as entrevistas ocorreram de forma remota, via grupo de WhatsApp, em agosto de 2020. Os resultados da pesquisa revelaram que, quanto ao perfil dos alunos da EJA este foi caracterizado por jovens, em sua maioria do sexo feminino, pertencentes a famílias de baixa renda e que passaram pouco tempo fora da sala de aula. Quanto aos conhecimentos prévios dos alunos com relação à Matemática, observamos que os alunos não reconhecem os conteúdos matemáticos e estão concluindo a Educação Básica sem o conhecimento adequado desta ciência, quando comparados aos documentos oficiais vigentes de Educação. Concluímos que a EJA precisa de mais atenção do poder público, além de um guia curricular próprio, pois necessita de material didático apropriado para esta modalidade levando em consideração os conhecimentos prévios dos alunos e o seu contexto social e econômico, que auxilie o professor no desenvolvimento de suas habilidades para aprendizagem da Matemática. |
Abstract: | The present research had as objective to know the students of the Education of Youth and Adults of the Cycle VI of the city of Belém - PB with respect to their profile and knowledge of Mathematics. To support our research, we used the main scholars who deal with EJA, such as Fonseca (2012) and Lorenzato (2006), in addition to the current official documents: National Common Curricular Base - BNCC (BRASIL, 2017) and the National Curricular Guidelines for Education Basic - DCN (BRASIL, 2013). The methodology adopted in the study was characterized as an exploratory research of the quantitative and qualitative type in relation to data analysis. Twenty-one students from two classes of EJA Cycle VI from a public school in the city of Belém - PB participated in the study. We adopted a semi-structured questionnaire, interviews and field diary as a research instrument. The application of the questionnaire and the interviews took place remotely, via WhatsApp group, in August 2020. The survey results revealed that, regarding the profile of EJA students, this was characterized by young people, mostly female, belonging low-income families who spent little time outside the classroom. As for the students' previous knowledge regarding Mathematics, we observed that students do not recognize the mathematical content and are completing Basic Education without adequate knowledge of this science, when compared to the current official Education documents. We conclude that EJA needs more attention from the public authorities, in addition to its own curricular guide, as it needs appropriate didactic material for this modality taking into account the students' previous knowledge and their social and economic context, which helps the teacher in the development of your math learning skills. |
Palavras-chave: | Educação de Jovens e Adultos - EJA Ensino de matemática |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19448 |
Data do documento: | 1-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EAD coleção) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HVAS15022021.pdf | 937,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.