Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19449
Tipo: | TCC |
Título: | Educação financeira na sala de aula: proposta de uma sequência didática para o 9º ano |
Autor(es): | Sena, Rodolfo Cardoso de |
Primeiro Orientador: | Farias, Severina Andréa Dantas de |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo propor uma sequência didática para uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental que discuta a Educação Financeira segundo a Base Nacional Comum Curricular. Para embasar a pesquisa, recorremos aos documentos oficiais vigentes, como a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017) e os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (BRASIL, 1998), e em alguns autores como Farias, Azerêdo e Rêgo (2016), Peretti (2007), Abreu (2013) e Freire (1996). A metodologia adotada no estudo caracterizou-se como uma pesquisa exploratória do tipo bibliográfica, com caráter descritivo com relação ao diagnóstico. O trabalho foi estruturado em duas partes: diagnóstico e elaboração da sequência didática sobre educação financeira. Participaram da primeira parte do estudo 69 alunos de três turmas do 9º ano de duas escolas do município de Belém – PB, de forma remota. Nesta etapa adotamos como instrumento de pesquisa um questionário semiestruturado, que foi aplicado via grupo de WhatsApp. Os resultados da pesquisa revelaram que os participantes possuem um conhecimento significativo sobre a Educação Financeira ao demonstrarem ter consciência de lidar com o dinheiro de forma correta adquirido com experiências sociais. Concluímos que a abordagem do tema Educação Financeira no âmbito escolar é uma importante discussão, pois contribui para um planejamento e organização econômica financeira, envolvendo diretamente os alunos e indiretamente, suas famílias. Esta discussão deve ser abordada em todos os anos escolares, devendo ser integrada as unidades temáticas de matemática para gerar uma consciência econômica sólida, construindo cidadãos participativos, capazes de tomar decisões conscientes e responsáveis em relação ao uso do dinheiro. |
Abstract: | This research aimed to propose a didactic sequence for a class of 9th year of Elementary Education that discusses Financial Education according to the Common National Curriculum Base. To support the research, we used the official documents in force, such as the National Common Curricular Base - BNCC (BRASIL, 2017) and the National Curriculum Parameters - PCN (BRASIL, 1998), and in some authors such as Farias, Azerêdo and Rêgo (2016), Peretti (2007), Abreu (2013) and Freire (1996). The methodology adopted in the study was characterized as an exploratory research of the bibliographic type, with a descriptive character in relation to the diagnosis. The work was structured in two parts: diagnosis and preparation of the didactic sequence on financial education. 69 students from three 9th grade classes from two schools in the city of Belém - PB participated in the first part of the study, remotely. In this stage we adopted as a research instrument a semi-structured questionnaire, which was applied via WhatsApp group. The results of the survey revealed that the participants have significant knowledge about Financial Education by demonstrating their awareness of how to deal with the money correctly acquired from social experiences. We conclude that the approach to Financial Education in the school context is an important discussion, as it contributes to financial planning and economic organization, directly involving students and indirectly, their families. This discussion must be addressed in all school years, with thematic units of mathematics being integrated to generate solid economic awareness, building participatory citizens, capable of making conscious and responsible decisions regarding the use of money. |
Palavras-chave: | Educação financeira Ensino de matemática Didática |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19449 |
Data do documento: | 1-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EAD coleção) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RCS15022021.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.