Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19458
Tipo: | TCC |
Título: | Ensino e aprendizagem do Oboé nos cursos de formação superior em Música da UFPB |
Título(s) alternativo(s): | Teaching and learning of Oboe in higher education courses in Music at UFPB |
Autor(es): | Azevedo, Alisson Braulio de Aguiar |
Primeiro Orientador: | Ribeiro, Fábio Henrique |
Resumo: | Este trabalho é resultante de uma pesquisa, de caráter qualitativo, que buscou responder ao seguinte problema: Quais são as estratégias dos alunos de Oboé nos cursos de formação superior em música (bacharelado e licenciatura) da UFPB para a aprendizagem do instrumento? Tendo em vista que, no Brasil, pesquisas direcionadas ao entendimento do ensino e aprendizagem de instrumentos musicais ainda estão caminhando no sentido de se tornarem uma temática consistente e com amplitude de materiais em seu arcabouço. Para tanto, foi necessário lançar mão de uma pesquisa bibliográfica que orientasse o pensamento de maneira interdisciplinar, onde referências do campo da educação musical, psicologia e ergonomia fizeram-se presentes neste escopo referencial. Os procedimentos metodológicos se balizaram na elaboração de entrevista semiestruturadas com os alunos e com seis vertentes de análise para o entendimento da temática, assim elencadas: Aulas; Palhetas; Excertos Orquestrais; Recitais/Práticas Interpretativas; Master Classes; Pandemia (visando a necessidade de entender como está sendo ofertada a aula nesse período de distanciamento social). A análise e interpretação dos dados contribuiu para o entendimento do tema presente, e, dessa maneira, o entrecruzamento das informações e dos referenciais nos ofertou à aplicação dos objetivos que destinavam a pesquisa. Fundamentando-se nas análises do PPCs, foi possível vislumbrar os conteúdos inerentes à formação do profissional em Música que a UFPB prospecta para a sociedade, e, a partir dessa concepção, vincular um ponto de vista para entendimento das disciplinas de formação dos oboístas. Depreende-se que há total imersão, por parte do alunado, nas abordagens deliberadas e planejadas pelo docente, e, consequentemente, há uma busca por práticas que possam trazer autonomia ao estudo deliberado e àquelas vertentes inerentes à transversalidade do conhecimento musical. Dessa forma podemos encontrar, de acordo com o ementário dessa instituição, propostas que visam a construção e a contribuição da auto-análise do aluno em torno de suas perspectivas performáticas. |
Abstract: | The present research, of a qualitative character, sought to answer the following problem: What are the strategies of Oboe students in higher education courses in music (bachelor's and undergraduate) at UFPB for learning the instrument? Bearing in mind that, in Brazil, researchaimed at understanding the teaching and learning of musical instruments is still moving towards becoming a consistent theme and with a wide range of materials in its framework. For that, it was necessary to use a bibliographic research that would guide thinking in an interdisciplinary way, where references from the field of music education, psychology and ergonomics were present in this referential scope. The methodological procedures were based on the elaboration of an interview with a semi-structured questionnaire, and with six aspects of analysis to understand the theme, listed as follows: Classes; Reeds; Orchestral excerpts; Interpretive Recitals / Practices; Master Classes; Pandemic (aiming at the need to understand how the class is being offered in this period of social distance). The analysis and interpretation of the data contributed to the understanding of the present theme, and, in this way, the intersection of information and references offered us to apply the objectives that were intended for this research. Based on the analyzes of the PPCs, it was possible to glimpse the contents inherent to the training of music professionals that UFPB foresees for society, and, from this conception, to link a point of view to understand the oboists' training disciplines. It appears that there is total immersion, on the part of the student, in the deliberate and planned approaches by the teacher, and, consequently, there is a search for practices that can bring autonomy to the deliberate study and those aspects inherent to the transversality of musical knowledge. In this way, we can find, according to the commentary of this institution, proposals that aim at the construction and the contribution of the student's self-analysis around his performance perspectives. |
Palavras-chave: | Música - Ensino Instrumentos musicais Oboé - Ensino e aprendizagem - UFPB Músico instrumentista - Formação |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação Musical |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19458 |
Data do documento: | 11-Ago-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Música (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ABAA16022021.pdf | 813,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons