Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19468
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Sousa, Kamila Costa de | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-19T18:49:04Z | - |
dc.date.available | 2021-02-18 | - |
dc.date.available | 2021-02-19T18:49:04Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-02 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19468 | - |
dc.description.abstract | No abstract | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-02-19T18:49:04Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KCS18022021.pdf: 1031918 bytes, checksum: 4df3a2ff8a10fb8cabcdd7daa9cc5cba (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-02-19T18:49:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KCS18022021.pdf: 1031918 bytes, checksum: 4df3a2ff8a10fb8cabcdd7daa9cc5cba (MD5) Previous issue date: 2020-12-02 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | Reinventar a prática docente na educação infantil: experiências de ensino remoto no contexto da pandemia da Covid-19 | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barros, Emília Cristina Ferreira de | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como têm se desenvolvido a prática docente e a regência de educadoras da Educação Infantil das escolas públicas do município de Fortaleza, no contexto do ensino remoto. A pesquisa foi realizada em um momento histórico inédito para a geração atual, que teve que se isolar socialmente devido a uma crise sanitária decorrente de um novo vírus, que gerou a pandemia da Covid-19. Em decorrência do período pandêmico, o Ministério da Educação (MEC) lançou a Portaria nº 343 de 17 de março de 2020, que substituiu as aulas presenciais por aulas que utilizassem os meios digitais durante o período de emergência sanitária. No Ceará, as aulas presenciais também foram suspensas em todas as escolas dos municípios e em Fortaleza, capital do estado. A realidade educacional no contexto pandêmico se tornou perceptível quando a Secretaria de Educação orientou aos professores e professoras à substituição do ensino presencial pelo ensino remoto. Nesse sentido, esta pesquisa se caracteriza como qualitativa, por buscar dar voz às professoras que estão desenvolvendo a sua prática docente e a regência de forma remota. São sujeitos da pesquisa oito professoras da rede municipal de Fortaleza/CE, que responderam a questionários escritos através do Google Formulários e de entrevistas desenvolvidas pessoalmente pela pesquisadora. Também foram observados os grupos de WhatsApp que as professoras utilizam para desenvolver as aulas com as crianças da Educação Infantil. A pesquisa concluiu que a prática docente e a regência das professoras da Educação Infantil das escolas públicas do munícipio de Fortaleza/CE, diante da realidade da pandemia da Covid-19, têm sido desenvolvidas por meio do ensino remoto, utilizando como principal meio de educação e comunicação, com as crianças e suas famílias, o aplicativo WhatsApp. Através de grupos criados nos aplicativos para cada turma em que lecionam, as professoras tentam assegurar o direito das crianças à educação e ao ensino, oferecendo, através de postagens, conteúdos e atividades que contemplem as necessidades e os processos formativos das crianças, dialogando com as orientações previstas nos documentos oficiais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KCS18022021.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons