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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19468
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Kamila Costa de-
dc.date.accessioned2021-02-19T18:49:04Z-
dc.date.available2021-02-18-
dc.date.available2021-02-19T18:49:04Z-
dc.date.issued2020-12-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19468-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-02-19T18:49:04Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KCS18022021.pdf: 1031918 bytes, checksum: 4df3a2ff8a10fb8cabcdd7daa9cc5cba (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleReinventar a prática docente na educação infantil: experiências de ensino remoto no contexto da pandemia da Covid-19pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Barros, Emília Cristina Ferreira de-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo geral compreender como têm se desenvolvido a prática docente e a regência de educadoras da Educação Infantil das escolas públicas do município de Fortaleza, no contexto do ensino remoto. A pesquisa foi realizada em um momento histórico inédito para a geração atual, que teve que se isolar socialmente devido a uma crise sanitária decorrente de um novo vírus, que gerou a pandemia da Covid-19. Em decorrência do período pandêmico, o Ministério da Educação (MEC) lançou a Portaria nº 343 de 17 de março de 2020, que substituiu as aulas presenciais por aulas que utilizassem os meios digitais durante o período de emergência sanitária. No Ceará, as aulas presenciais também foram suspensas em todas as escolas dos municípios e em Fortaleza, capital do estado. A realidade educacional no contexto pandêmico se tornou perceptível quando a Secretaria de Educação orientou aos professores e professoras à substituição do ensino presencial pelo ensino remoto. Nesse sentido, esta pesquisa se caracteriza como qualitativa, por buscar dar voz às professoras que estão desenvolvendo a sua prática docente e a regência de forma remota. São sujeitos da pesquisa oito professoras da rede municipal de Fortaleza/CE, que responderam a questionários escritos através do Google Formulários e de entrevistas desenvolvidas pessoalmente pela pesquisadora. Também foram observados os grupos de WhatsApp que as professoras utilizam para desenvolver as aulas com as crianças da Educação Infantil. A pesquisa concluiu que a prática docente e a regência das professoras da Educação Infantil das escolas públicas do munícipio de Fortaleza/CE, diante da realidade da pandemia da Covid-19, têm sido desenvolvidas por meio do ensino remoto, utilizando como principal meio de educação e comunicação, com as crianças e suas famílias, o aplicativo WhatsApp. Através de grupos criados nos aplicativos para cada turma em que lecionam, as professoras tentam assegurar o direito das crianças à educação e ao ensino, oferecendo, através de postagens, conteúdos e atividades que contemplem as necessidades e os processos formativos das crianças, dialogando com as orientações previstas nos documentos oficiais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

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