Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19469
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMacêdo, Daiane de Oliveira-
dc.date.accessioned2021-02-19T19:05:05Z-
dc.date.available2021-02-18-
dc.date.available2021-02-19T19:05:05Z-
dc.date.issued2020-12-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19469-
dc.description.abstractChildren's literature is an important resource to be worked in the pedagogical practice of the school, because provides the child not only curiosity, but also discoveries and interaction between the real world and the imaginary world. The research sought to understand how the child literature is worked at the school and had like obective analyze conceptions of teachers about the practice developed with the child literature at school context. The subjects of the research were seven teacher of elementar school of early years of a public school of the city of Camaçari in the state of Bahia. The researche relies on authors like Coelho (1991), Zimerman (2003), Abramovich (2004), Cademartori (2010), Oliveira(2013), Lajolo (2018), among others. The methodology used how strategy of research is the qualitative approach and the technician procedure adopted was the field research. For the collect of data it was used a questions on line structured with 10 open questions through the Google Forms. The analyze of the answers issued by the teachers was fulfilled starting of thematic analysis. The results indicates that the literature is used with former function in the process of learning of reading and writing and not used like an symbolic enhancer between the real and the imaginary. It was possible capture that there is a marked schooling of child literature; that the interviewed teachers has few knowledge about the child literature and how it is must be worked with the children.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-02-19T19:05:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DOM18022021.pdf: 884098 bytes, checksum: 7c27ed67c288b9bfba5a6cd4e6e06706 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-19T19:05:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DOM18022021.pdf: 884098 bytes, checksum: 7c27ed67c288b9bfba5a6cd4e6e06706 (MD5) Previous issue date: 2020-12-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectContação de históriapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleA literatura infantil na prática pedagógica: encantar ou ensinar a ler?pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Idelsuite de Sousa-
dc.description.resumoA literatura infantil é um recurso importante a ser trabalhado na prática pedagógica da escola porque propicia à criança não só a curiosidade, mas também descobertas e interação entre o mundo real e imaginário. A pesquisa buscou compreender como é trabalhada a literatura infantil na escola e teve como objetivo analisar concepções de professoras acerca da prática desenvolvida com a literatura infantil no contexto escolar. Os sujeitos da pesquisa foram sete professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede de ensino público da cidade de Camaçari-BA. A pesquisa se apoia em autores como Coelho (1991), Zilberman (2003), Abramovich (2004), Cademartori (2010), Oliveira (2013), Lajolo (2018) entre outros. A metodologia utilizada como estratégia de pesquisa é a abordagem qualitativa e o procedimento técnico adotado foi um questionário on line. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário on line estruturado com 10 perguntas abertas, através do GoogleForms. A análise das respostas emitidas pelas professoras foi realizada a partir da análise temática. Os resultados indicam que a literatura é utilizada com função formadora no processo de aprendizagem da leitura e escrita e não como potencializador simbólico entre o real e o imaginário no cenário da contação de histórias. Foi possível captar que há uma acentuada escolarização da literatura infantil; que as professoras entrevistadas possuem pouco conhecimento sobre a literatura infantil e sobre como ela pode ser trabalhada com as crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOM18022021.pdf863,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons