Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19504
Tipo: Dissertação
Título: Melhoria na qualidade do processo de ensino-aprendizagem por meio da introdução de aulas práticas e metodologias ativas nas aulas de Botânica no Ensino Médio
Autor(es): Gonçalves Júnior, Lindailton Trajano
Primeiro Orientador: Zárate, Eliete Lima de Paula
Resumo: O ensino dos conteúdos de Botânica, tem apresentado a uma abordagem com momentos considerados desinteressantes para estudantes e professores. A partir desse cenário foram idealizadas as atividades diferenciadas, com o intuito de informar e sensibilizar os participantes sobre a importância das plantas para a manutenção da vida e, em consequência, melhorar o interesse de todos pela Botânica. Assim, este trabalho sugere algumas aulas extraclasse, práticas e metodologias ativas em virtude das dificuldades relacionadas ao ensino-aprendizagem de Botânica numa perspectiva de melhorar o interesse dos alunos de um modo geral nessa área do conhecimento. Desenvolvendo um ensino significativo sendo dinâmico, contextualizado, prazeroso e experimental, que desperte nos estudantes, a importância dos conhecimentos científicos e da Botânica para o cotidiano de todos. O trabalho foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Roma, em João Pessoa, Paraíba, tendo como público alvo, os discentes da 2ª série do ensino médio. As atividades que tiveram os estudantes como protagonistas foram organizadas em módulos-aulas, com ações de uso de metodologias ativas, prática interdisciplinar sobre a germinação das sementes e o desenvolvimento das plantas, a construção de um álbum fotográfico, a partir de imagens geradas pelos estudantes, aulas práticas em sala de aula como a dessecação de uma flor (identificando as peças florais) e o uso de jogos didáticos (biominós, cartas de baralho, tabuleiro em trilha). Após a realização das atividades observou-se a mudança significativa nas concepções dos estudantes em relação aos conteúdos de Botânica, passando os mesmos a reconhecer que as plantas possuem importante papel ecológico e econômico, além de desmistificar a má impressão anteriormente constatada. Foram obtidos como produtos deste trabalho, uma fototeca, álbuns fotográficos, jogos didáticos, quiz em PowerPoint, além de uma cartilha detalhando as atividades sugeridas e, algumas dessas realizadas na obtenção dos produtos citados.
Abstract: The teaching of topics of Botany, that are viewed on a broad spectrum on textbook, have led to a poor approach, with moments considered uninteresting for students and teachers. From this scenario, differentiated activities were idealized, in order to inform and sensitize the participants about the importance of plants for the maintenance of life and, consequently, improve everyone's interest in Botany. This paper suggests some extracurriculars activities, practices and active methodologies due to the difficulties related to the teaching-learning of Botany in order to improve students' interest in general in this area of knowledge. Developing a teaching that is meaningful, dynamical, contextualized, pleasant, and experimental, that awaken the importance on students of the scientific knowledge of Botany on a daily basis. This paper was carried out at the State School of Primary and Secondary Education Padre Roma, in João Pessoa, Paraiba, having as targeted audience students of the 2nd grade of high school. The activities had the students as protagonists were organized into lecture modules, with actions using active methodologies: interdisciplinary practice on seed germination and the development of plants, the construction of a photographic album from images generated by students, practical classes such as the desiccation of a flower (identifying the floral parts) and the use of educational games (“bio[do]minos”, playing cards, board games). After these activities, a significant change was observed in the students' conceptions regarding botanical subjects, and they were able to recognize that the plants have an important ecological and economical role, as well as to demystify the bad impression previously verified. The students' motivation and interest were visible during the activities, which were effectively translated into positive results such as: a photo library, a photographic album, games, quizzes, besides a booklet detailing the suggested activities, that even were obtained as products in this work.
Palavras-chave: Ensino de biologia
Fototeca
Metodologias Ativas
Jogos educativos
Cartilha
Botany teaching
Photo library
Active Methodologies
Educational games
Booklet
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Biologia Molecular
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)
Tipo de Acesso: Acesso embargado
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19504
Data do documento: 26-Jul-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LindailtonTrajanoGonçalvesJúnior_Dissert.pdf3,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons