Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19515| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Assédio moral no trabalho: significados elaborados por servidores de uma instituição pública de ensino superior |
| Autor(es): | Souza, Anne Ludmilla Maul de |
| Primeiro Orientador: | Catão, Maria de Fátima Fernandes Martins |
| Resumo: | Tem-se por objetivo neste estudo descrever os significados do assédio moral no trabalho, elaborados por servidores públicos de uma instituição federal de ensino superior. Participaram do estudo dez servidores, entre técnicos e professores ativos do Centro de Educação – CE, do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - CCHLA e da Pró-Reitoria de Graduação - PRG da instituição em estudo, escolhidos pela maior proximidade da pesquisadora, que é também servidora, com os referidos setores. Foram aplicados questionários sociodemográficos e entrevistas semiestruturadas. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática com auxílio do software ALCESTE, baseando-se na perspectiva sócio-histórico-cultural. Os significados de assédio moral no trabalho elaborados por servidores do serviço público foram configurados em três classes: Concepção de Assédio Moral no Trabalho com 44,90% das UCEs (unidades de contexto elementar); Enfrentamento: Conscientização, Regulamentação, Investigação, e Punição com 32,65%; Relação ‗eu e o outro‘ com 22,45%. Concluiu-se que o significado do assédio moral no trabalho elaborado pelos servidores deixa evidente a importância do assunto, que precisa ser discutido e analisado abundantemente. No ambiente acadêmico e de aprendizagem, deixa ainda mais claro que as pessoas envolvidas procuram entender as consequências que o problema pode causar na vida do indivíduo, na condição de trabalhador, bem como de estudante. A tomada de consciência pelo processo de aprendizagem e práxis pode promover a renovação e transformação do sujeito e dos contextos organizacionais, frente às dificuldades e sofrimentos enfrentados, vinculados à incidência do assédio moral no ambiente do trabalho. Buscou-se com o referido estudo, contribuir para a produção do conhecimento sobre a temática posta, bem como, para reflexão sobre processos e práticas no cotidiano nas instituições de ensino superior, apresentando possíveis eixos temáticos para análise, possibilidades de intervenção e inspiração de novos estudos. |
| Abstract: | The purpose of this study is to describe the meanings of bullying at work, prepared by public servants of a federal institution of higher education. Ten employees, including technicians and active teachers of the Center of Education - CE and the Center for Human Sciences Letters and Arts – CCHLA and the Pro-Rector's Office - PRO of the institution under study participated, chosen because of the greater proximity of the researcher, who is also a servant, with those sectors. Sociodemographic questionnaires and semi-structured interviews were applied. The data were submitted to thematic content analysis with the help of the software ALCESTE, based on socio-historical-cultural perspective. The meanings of moral harassment in the work elaborated by civil servants of the public service were configured in three classes: Conception of Moral Work Harassment with 44.90% of the speeches; Confrontation: Awareness, Regulation, Investigation and Punishment with 32.65%; Relationship 'me and the other' with 22.45%. It is concluded that the meaning of bullying in the work elaborated by the interviewees makes evident the importance of the subject, which should be discussed and analyzed abundantly. In the academic and learning environment, it becomes even clearer that the people involved try to understand the consequences that the problem can cause in the individual's life as a worker as well as a student. The awareness and the resumption of their identity through the process of learning and praxis can promote the renewal and transformation of the subject and the organizational contexts in the face of the difficulties and suffering faced, linked to the incidence of bullying in the work environment. The aim of this study is to contribute to the production of knowledge about the subject, as well as to reflect on processes and practices in daily life in higher education institutions, presenting possible thematic axes for analysis and possibilities for intervention and inspiration of new studies. |
| Palavras-chave: | Assédio moral no trabalho Significados Aprendizagem Serviço público Pesquisa qualitativa Moral harassment at work Meanings Learning Public service Qualitative research |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19515 |
| Data do documento: | 27-Jun-2019 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AnneLudmillaMaulDeSouza_Dissert.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
