Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1953Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Paulino, Viviane Macena | - |
| dc.date.accessioned | 2017-09-05T12:36:29Z | - |
| dc.date.available | 2016-09-29 | - |
| dc.date.available | 2017-09-05T12:36:29Z | - |
| dc.date.issued | 2016-06-16 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1953 | - |
| dc.description.abstract | This present study aims to present the contribution that the missionaries Martha Watts and Carlota Kemper gave the Brazilian education in the nineteenth century. Through a historical and biographical approach it shows work these women educators in Brazil. In a period that the woman was restricted to the affairs of the home, the Protestantism encouraged them insert schooling and professionalization through teaching. The research uses the biography as a guiding theoretical reference. The Protestant Reformation is presented as also educational reform. It follows with the contrast between the Protestant education practiced in America with that was conducted in Brazil in the 19th century Finally are portrayed pedagogical experiences of missionary educators. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-09-05T12:36:29Z No. of bitstreams: 1 VMP29092016: 730597 bytes, checksum: 2cacbe3ca3a30709032d1ec452124dd5 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-09-05T12:36:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VMP29092016: 730597 bytes, checksum: 2cacbe3ca3a30709032d1ec452124dd5 (MD5) Previous issue date: 2016-06-16 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Protestantismo | pt_BR |
| dc.subject | Mulher - protestantismo | pt_BR |
| dc.subject | Educadoras - protestante | pt_BR |
| dc.title | Missionárias e educadoras protestantes no Brasil imperial: revisitando memórias | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Melo, Vilma de Lurdes Barbosa e | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8543214875138942 | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente estudo tem como objetivo apresentar a contribuição que as missionárias protestantes Martha Watts e Carlota Kemper deram para a educação brasileira no século XIX. Através de um viés histórico e biográfico o trabalho visa mostrar a realização destas educadoras em solo brasileiro no Brasil Império. Em um período que a mulher estava restrita aos afazeres do lar, o Protestantismo de Missão incentivou a inserção do sexo feminino à escolarização e à profissionalização através do magistério. A pesquisa utiliza a biografia como referencial teórico norteador. A Reforma Protestante é apresentada como um reforma também educacional. Segue-se com o contraste entre a educação protestante praticada na América com a que era realizada no Brasil no século 19. Por fim são retratadas as experiências pedagógicas das missionárias educadoras. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| VMP29092016 | 713,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
