Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1953
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaulino, Viviane Macena-
dc.date.accessioned2017-09-05T12:36:29Z-
dc.date.available2016-09-29-
dc.date.available2017-09-05T12:36:29Z-
dc.date.issued2016-06-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1953-
dc.description.abstractThis present study aims to present the contribution that the missionaries Martha Watts and Carlota Kemper gave the Brazilian education in the nineteenth century. Through a historical and biographical approach it shows work these women educators in Brazil. In a period that the woman was restricted to the affairs of the home, the Protestantism encouraged them insert schooling and professionalization through teaching. The research uses the biography as a guiding theoretical reference. The Protestant Reformation is presented as also educational reform. It follows with the contrast between the Protestant education practiced in America with that was conducted in Brazil in the 19th century Finally are portrayed pedagogical experiences of missionary educators.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-09-05T12:36:29Z No. of bitstreams: 1 VMP29092016: 730597 bytes, checksum: 2cacbe3ca3a30709032d1ec452124dd5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-05T12:36:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VMP29092016: 730597 bytes, checksum: 2cacbe3ca3a30709032d1ec452124dd5 (MD5) Previous issue date: 2016-06-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectProtestantismopt_BR
dc.subjectMulher - protestantismopt_BR
dc.subjectEducadoras - protestantept_BR
dc.titleMissionárias e educadoras protestantes no Brasil imperial: revisitando memóriaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Vilma de Lurdes Barbosa e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8543214875138942pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo apresentar a contribuição que as missionárias protestantes Martha Watts e Carlota Kemper deram para a educação brasileira no século XIX. Através de um viés histórico e biográfico o trabalho visa mostrar a realização destas educadoras em solo brasileiro no Brasil Império. Em um período que a mulher estava restrita aos afazeres do lar, o Protestantismo de Missão incentivou a inserção do sexo feminino à escolarização e à profissionalização através do magistério. A pesquisa utiliza a biografia como referencial teórico norteador. A Reforma Protestante é apresentada como um reforma também educacional. Segue-se com o contraste entre a educação protestante praticada na América com a que era realizada no Brasil no século 19. Por fim são retratadas as experiências pedagógicas das missionárias educadoras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VMP29092016713,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.