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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19548
Tipo: Dissertação
Título: Vídeos do impresso: formatos e rotinas produtivas no Diário de Pernambuco e Jornal do Commercio
Autor(es): Jacinto, Gil Aciolly Dantas
Primeiro Orientador: Paes, Paula de Souza
Resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de investigar a produção audiovisual realizada por jornais impressos locais. Esses veículos que consolidaram suas práticas jornalísticas com base em códigos como a escrita e a imagem estática agora lançam mão das imagens em movimento para contextualizar suas narrativas, num cenário definido como convergente. Por meio da Análise de Conteúdo das produções audiovisuais do Diário de Pernambuco e Jornal do Commercio, identificamos as principais características e formatos dos vídeos distribuídos pelos jornais nas diferentes plataformas em que se fazem presentes. Trabalhamos com a hipótese de que a cultura organizacional, as rotinas produtivas e as plataformas de redes sociais, no contexto do jornalismo convergente, imprimem marcas na linguagem, reconfigurando formatos, indicando novas maneiras de expressão jornalística e uma ressignificação das notícias com conteúdos audiovisuais. Para subsidiar a investigação e a compreensão dos resultados obtidos, também realizamos entrevistas em profundidade com os profissionais desses meios. O aporte teórico é ancorado nos conceitos de convergência, multimidialidade, multiplataforma, narrativas e gênero e formatos. Entre as conclusões, identificamos influência das plataformas de redes sociais e da cultura do profissional do impresso nos formatos audiovisuais produzidos pelos jornais, a mudança de função desses vídeos de acordo com a plataforma pela qual são distribuídos e a dependência dos jornais das plataformas de redes sociais para as quais a produção audiovisual é cada vez mais direcionada.
Abstract: This research aims to investigate the audiovisual production carried out by newspapers. Traditionally, these media have consolidated their journalistic practices based on codes such as writing and still image. Currently, they are using moving images to contextualize narratives driven by convergence media trends. We use Content Analysis to identify the main features and formats employed by two local newspapers - Diario de Pernambuco and Jornal do Commercio - in different platforms. Our hypothesis is that organizational culture, productive routines and social media platforms, in the context of convergent journalism, imprint marks on language, reconfiguring formats, indicating new ways of journalistic expression and a resignification of news with audiovisual content. To support this investigation, we also conducted In-Depth Interviews with professionals from these media. The theoretical support is anchored in the concepts of convergence, multimediality, multiplatform, narratives, genre and formats. Our findings shows how social media platforms and print professional cultural influence audiovisual production. Also, we identified that videos produced by local newspapers can play different roles depending on the platform on which they are distributed. Finally, we found an increasing dependance of newspapers on social media platforms to which audiovisual production is increasingly directed.
Palavras-chave: Jornalismo audiovisual
Multiplataforma
Convergência
Videojornalismo
Jornalismo impresso
Audiovisual Journalism
Multiplataform
Convergence
Video journalism
Print journalism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Jornalismo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19548
Data do documento: 26-Nov-2019
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Jornalismo

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