Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19552
Tipo: Tese
Título: Visualização de dados no cenário da data science: práticas de laboratórios de inovação guiados por dados
Autor(es): Rodrigues, Adriana Alves
Primeiro Orientador: Dias, Guilherme Ataíde
Resumo: Investiga o impacto da Visualização de Dados e seus desdobramentos no contexto da Data Science e da Ciência da Informação. A tese defende a existência de narrativas disruptivas de Visualização de Dados guiadas por dados nos laboratórios de inovação e constitui-se em um processo de reconfiguração emergente para novos formatos como foi em sua origem com a "explosão informacional" na década de 1940. Como metodologia, a pesquisa tem caráter quali-quantitativa, constituindo em estudo de caso a partir do objeto empírico do Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (LABIC). Além disso, utilizou-se de abordagem etnográfica baseada em observação não-participante e entrevistas semiestruturada de práticas de laboratório de inovação guiado por dados visando a estruturação de Visualização de Dados, monitoramento destas produções, somando à pesquisa bibliográfica que perpassa referencial teórico interdisciplinar sobre Ciência da Informação, Design da Informação, Big Data, Ciência de Dados e Visualização de Dados, Teoria da Inovação Disruptiva. Como resultado, a investigação identificou, no estudo de caso analisado, que práticas inovadoras podem construir narrativas disruptivas de Visualização guiadas por Dados a partir da exploração de grandes volumes de dados (Big Data) em contexto da Ciência de Dados.
Abstract: It investigates the impact of data visualization and Big Data and its unfolding in the context of Data Science and Information Science. The thesis defends the existence of disruptive narratives of data-guided visualization in innovation laboratories and is an emerging reconfiguration process for new formats as it was in its origin with the "information explosion" in the 1940s. As a methodology, the research is qualitative and quantitative, constituting a case study based on the empirical object of the Laboratory of Image and Cyberculture Studies (LABIC). In addition, we used an ethnographic approach based on non-participant observation and semi-structured interviews of laboratory practices of data-guided innovation aiming at the structuring of Data Visualization, monitoring of these productions, adding to the bibliographic research that permeates an interdisciplinary theoretical reference on Science Information Technology, Information Design, Big Data, Data Science and Data Visualization, Theory of Disruptive Innovation. As a result, research has identified in the case study that innovative practices can construct disruptive narratives of Data-Driven Visualization from the exploitation of large data volumes (Big Data) in the context of Data Science.
Palavras-chave: Visualização de dados
Ciência de dados
Ciência da informação
Narrativa disruptiva
Big data
Data Visualization
Data science
Information science
Disruptive narrative
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência da Informação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19552
Data do documento: 27-Jun-2019
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AdrianaAlvesRodrigues_Tese.pdf16,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons