Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19567Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Costa, Kermit Otávio Gusmão | - |
| dc.date.accessioned | 2021-02-22T18:06:54Z | - |
| dc.date.available | 2020-12-07 | - |
| dc.date.available | 2021-02-22T18:06:54Z | - |
| dc.date.issued | 2020-12-02 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19567 | - |
| dc.description.abstract | No abstract. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Lorena Souza (lorena.dias@estudantes.ufpb.br) on 2021-02-22T18:06:54Z No. of bitstreams: 1 KOGC22022021.pdf: 666270 bytes, checksum: 7472b0f0d079a4e17e88a29003b25ea1 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-02-22T18:06:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KOGC22022021.pdf: 666270 bytes, checksum: 7472b0f0d079a4e17e88a29003b25ea1 (MD5) Previous issue date: 2020-12-02 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Gestão pública escolar | pt_BR |
| dc.subject | Tecnologia da Informação | pt_BR |
| dc.subject | Governança de Dados | pt_BR |
| dc.title | Governança de Dados na gestão pública escolar: análise e diagnóstico sob a perspectiva do modelo de domínio de decisões de dados | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Dias Júnior, José Jorge Lima | - |
| dc.description.resumo | Dados estão sendo criados, modificados, analisados e descartados em uma quantidade e velocidade cada vez maior. Visto por muitos como um dos mais valiosos ativos de uma organização, nem sempre os dados são tratados de acordo com o valor que eles possuem. A Governança de Dados procura tornar claro para a organização o papel de valor dos dados nela contidos, assim como, descobrir novos dados que podem ser criados para que a atividade-fim do negócio seja administrada com maior eficiência, baseada em evidências. Determinar as pessoas certas com programas e processos coerentes é o papel da Governança de Dados. No ambiente de uma gestão pública escolar, a importância do tema é observada a partir do momento que o recurso público é investido de forma mais assertiva, criando oportunidade de ações mais bem pensadas a partir de dados mais confiáveis e bem geridos. Diante deste contexto, o presente estudo tem como principal objetivo compreender como a Secretaria de Educação do município de João Pessoa, em seus setores responsáveis pelos dados escolares, lida com esses dados, e a partir das boas práticas de Governança de Dados, apresentar alternativas de aprimoramento. O diagnóstico realizado a partir de entrevista e observação no local pesquisado demonstrou que os setores responsáveis pelos dados escolares pertencentes a Secretaria de Educação não possuem processos relacionados à dados que caracterizem um programa de Governança de Dados vigente, que ficou evidenciado no fato dos dados escolares serem coletados e manipulados por dois setores diferentes, negócio e TI, onde cada um utiliza processos díspares para tal atividade. Como sugestão, foi proposta a implementação do modelo de Domínio de Decisões de Dados, que também foi utilizado como base para a análise e possui cinco princípios que se inter-relacionam (Princípios de Dados, Qualidade de Dados, Metadados, Acesso aos Dados e Ciclo de Vida do Dado), evidenciando a importância dos dados como um ativo de valor para o negócio. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Administração | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| KOGC22022021.pdf | 650,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
