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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19567
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Kermit Otávio Gusmão-
dc.date.accessioned2021-02-22T18:06:54Z-
dc.date.available2020-12-07-
dc.date.available2021-02-22T18:06:54Z-
dc.date.issued2020-12-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19567-
dc.description.abstractNo abstract.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lorena Souza (lorena.dias@estudantes.ufpb.br) on 2021-02-22T18:06:54Z No. of bitstreams: 1 KOGC22022021.pdf: 666270 bytes, checksum: 7472b0f0d079a4e17e88a29003b25ea1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-22T18:06:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KOGC22022021.pdf: 666270 bytes, checksum: 7472b0f0d079a4e17e88a29003b25ea1 (MD5) Previous issue date: 2020-12-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectGestão pública escolarpt_BR
dc.subjectTecnologia da Informaçãopt_BR
dc.subjectGovernança de Dadospt_BR
dc.titleGovernança de Dados na gestão pública escolar: análise e diagnóstico sob a perspectiva do modelo de domínio de decisões de dadospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dias Júnior, José Jorge Lima-
dc.description.resumoDados estão sendo criados, modificados, analisados e descartados em uma quantidade e velocidade cada vez maior. Visto por muitos como um dos mais valiosos ativos de uma organização, nem sempre os dados são tratados de acordo com o valor que eles possuem. A Governança de Dados procura tornar claro para a organização o papel de valor dos dados nela contidos, assim como, descobrir novos dados que podem ser criados para que a atividade-fim do negócio seja administrada com maior eficiência, baseada em evidências. Determinar as pessoas certas com programas e processos coerentes é o papel da Governança de Dados. No ambiente de uma gestão pública escolar, a importância do tema é observada a partir do momento que o recurso público é investido de forma mais assertiva, criando oportunidade de ações mais bem pensadas a partir de dados mais confiáveis e bem geridos. Diante deste contexto, o presente estudo tem como principal objetivo compreender como a Secretaria de Educação do município de João Pessoa, em seus setores responsáveis pelos dados escolares, lida com esses dados, e a partir das boas práticas de Governança de Dados, apresentar alternativas de aprimoramento. O diagnóstico realizado a partir de entrevista e observação no local pesquisado demonstrou que os setores responsáveis pelos dados escolares pertencentes a Secretaria de Educação não possuem processos relacionados à dados que caracterizem um programa de Governança de Dados vigente, que ficou evidenciado no fato dos dados escolares serem coletados e manipulados por dois setores diferentes, negócio e TI, onde cada um utiliza processos díspares para tal atividade. Como sugestão, foi proposta a implementação do modelo de Domínio de Decisões de Dados, que também foi utilizado como base para a análise e possui cinco princípios que se inter-relacionam (Princípios de Dados, Qualidade de Dados, Metadados, Acesso aos Dados e Ciclo de Vida do Dado), evidenciando a importância dos dados como um ativo de valor para o negócio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

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