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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19567| Tipo: | TCC |
| Título: | Governança de Dados na gestão pública escolar: análise e diagnóstico sob a perspectiva do modelo de domínio de decisões de dados |
| Autor(es): | Costa, Kermit Otávio Gusmão |
| Primeiro Orientador: | Dias Júnior, José Jorge Lima |
| Resumo: | Dados estão sendo criados, modificados, analisados e descartados em uma quantidade e velocidade cada vez maior. Visto por muitos como um dos mais valiosos ativos de uma organização, nem sempre os dados são tratados de acordo com o valor que eles possuem. A Governança de Dados procura tornar claro para a organização o papel de valor dos dados nela contidos, assim como, descobrir novos dados que podem ser criados para que a atividade-fim do negócio seja administrada com maior eficiência, baseada em evidências. Determinar as pessoas certas com programas e processos coerentes é o papel da Governança de Dados. No ambiente de uma gestão pública escolar, a importância do tema é observada a partir do momento que o recurso público é investido de forma mais assertiva, criando oportunidade de ações mais bem pensadas a partir de dados mais confiáveis e bem geridos. Diante deste contexto, o presente estudo tem como principal objetivo compreender como a Secretaria de Educação do município de João Pessoa, em seus setores responsáveis pelos dados escolares, lida com esses dados, e a partir das boas práticas de Governança de Dados, apresentar alternativas de aprimoramento. O diagnóstico realizado a partir de entrevista e observação no local pesquisado demonstrou que os setores responsáveis pelos dados escolares pertencentes a Secretaria de Educação não possuem processos relacionados à dados que caracterizem um programa de Governança de Dados vigente, que ficou evidenciado no fato dos dados escolares serem coletados e manipulados por dois setores diferentes, negócio e TI, onde cada um utiliza processos díspares para tal atividade. Como sugestão, foi proposta a implementação do modelo de Domínio de Decisões de Dados, que também foi utilizado como base para a análise e possui cinco princípios que se inter-relacionam (Princípios de Dados, Qualidade de Dados, Metadados, Acesso aos Dados e Ciclo de Vida do Dado), evidenciando a importância dos dados como um ativo de valor para o negócio. |
| Abstract: | No abstract. |
| Palavras-chave: | Gestão pública escolar Tecnologia da Informação Governança de Dados |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciências Sociais Aplicadas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19567 |
| Data do documento: | 2-Dez-2020 |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Administração |
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