Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19567
Tipo: TCC
Título: Governança de Dados na gestão pública escolar: análise e diagnóstico sob a perspectiva do modelo de domínio de decisões de dados
Autor(es): Costa, Kermit Otávio Gusmão
Primeiro Orientador: Dias Júnior, José Jorge Lima
Resumo: Dados estão sendo criados, modificados, analisados e descartados em uma quantidade e velocidade cada vez maior. Visto por muitos como um dos mais valiosos ativos de uma organização, nem sempre os dados são tratados de acordo com o valor que eles possuem. A Governança de Dados procura tornar claro para a organização o papel de valor dos dados nela contidos, assim como, descobrir novos dados que podem ser criados para que a atividade-fim do negócio seja administrada com maior eficiência, baseada em evidências. Determinar as pessoas certas com programas e processos coerentes é o papel da Governança de Dados. No ambiente de uma gestão pública escolar, a importância do tema é observada a partir do momento que o recurso público é investido de forma mais assertiva, criando oportunidade de ações mais bem pensadas a partir de dados mais confiáveis e bem geridos. Diante deste contexto, o presente estudo tem como principal objetivo compreender como a Secretaria de Educação do município de João Pessoa, em seus setores responsáveis pelos dados escolares, lida com esses dados, e a partir das boas práticas de Governança de Dados, apresentar alternativas de aprimoramento. O diagnóstico realizado a partir de entrevista e observação no local pesquisado demonstrou que os setores responsáveis pelos dados escolares pertencentes a Secretaria de Educação não possuem processos relacionados à dados que caracterizem um programa de Governança de Dados vigente, que ficou evidenciado no fato dos dados escolares serem coletados e manipulados por dois setores diferentes, negócio e TI, onde cada um utiliza processos díspares para tal atividade. Como sugestão, foi proposta a implementação do modelo de Domínio de Decisões de Dados, que também foi utilizado como base para a análise e possui cinco princípios que se inter-relacionam (Princípios de Dados, Qualidade de Dados, Metadados, Acesso aos Dados e Ciclo de Vida do Dado), evidenciando a importância dos dados como um ativo de valor para o negócio.
Abstract: No abstract.
Palavras-chave: Gestão pública escolar
Tecnologia da Informação
Governança de Dados
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19567
Data do documento: 2-Dez-2020
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KOGC22022021.pdf650,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.