Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19574
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGaldino, Eduarda Silva-
dc.date.accessioned2021-02-22T18:55:12Z-
dc.date.available2020-12-07-
dc.date.available2021-02-22T18:55:12Z-
dc.date.issued2020-12-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19574-
dc.description.abstractNo abstract.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lorena Souza (lorena.dias@estudantes.ufpb.br) on 2021-02-22T18:55:12Z No. of bitstreams: 1 ESG22022021.pdf: 745035 bytes, checksum: 26708146a4dc67be684a69a5003144e2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-22T18:55:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ESG22022021.pdf: 745035 bytes, checksum: 26708146a4dc67be684a69a5003144e2 (MD5) Previous issue date: 2020-12-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectCompras na internetpt_BR
dc.subjectE-commercept_BR
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.titleCompras na internet: um entendimento do comportamento de consumo em ambientes virtuais em meio à pandemia da Covid-19pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Abreu, Nelsio Rodrigues de-
dc.description.resumoDesde o advento da internet, a sociedade vem passando por transformações, ao longo dos anos, que deram espaço para que novos mercados emergissem. O e-commerce emergiu, nesse cenário, como alternativa para consumidores que buscam praticidade e conveniência. Por isso, o mercado vem ganhando, cada vez mais, novos adeptos como decorrência dos hábitos de consumo pela internet. Tal comportamento de consumo na internet acabou evidenciado durante a pandemia da Covid-19. As regras sanitárias levaram a uma transformação digital nos negócios, fazendo com que empresas de todos os portes passassem por mudanças e adaptações, ao migrarem para o ambiente on-line. Com isso, o presente artigo fundamenta-se em pesquisa do tipo bibliográfica e descritiva, com abordagem quantitativa, que teve como objetivo entender o comportamento de consumo em ambientes virtuais em meio à pandemia da Covid-19, na cidade de João Pessoa/PB. Para tal, obteve-se uma amostra de 116 respondentes, de ambos os sexos, residentes em João Pessoa/PB e que efetuaram compras pela internet pelo menos uma vez nos últimos seis meses, considerando o fato de que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o alastramento da pandemia de coronavírus em 11 de março de 2020. Os resultados da pesquisa permitiram observar que houve mudança nos hábitos de consumo na internet, nesse período, e que a frequência de compras na internet do consumidor de João Pessoa registrou um crescimento durante a pandemia, motivado principalmente pela preocupação com a segurança/saúde. Ainda, dentre as categorias elencadas, a de maior relevância, foi a de Alimentos/ Bebidas (Consumo rápido – delivery). Com isso, pode-se notar o surgimento de novos hábitos de consumo na internet. Espera-se que, na pós-pandemia, o consumidor continue com esse comportamento, o que dará margem para que negócios de todas as categorias continuem investindo cada vez mais no e-commerce.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESG22022021.pdf727,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.