Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19574
Tipo: TCC
Título: Compras na internet: um entendimento do comportamento de consumo em ambientes virtuais em meio à pandemia da Covid-19
Autor(es): Galdino, Eduarda Silva
Primeiro Orientador: Abreu, Nelsio Rodrigues de
Resumo: Desde o advento da internet, a sociedade vem passando por transformações, ao longo dos anos, que deram espaço para que novos mercados emergissem. O e-commerce emergiu, nesse cenário, como alternativa para consumidores que buscam praticidade e conveniência. Por isso, o mercado vem ganhando, cada vez mais, novos adeptos como decorrência dos hábitos de consumo pela internet. Tal comportamento de consumo na internet acabou evidenciado durante a pandemia da Covid-19. As regras sanitárias levaram a uma transformação digital nos negócios, fazendo com que empresas de todos os portes passassem por mudanças e adaptações, ao migrarem para o ambiente on-line. Com isso, o presente artigo fundamenta-se em pesquisa do tipo bibliográfica e descritiva, com abordagem quantitativa, que teve como objetivo entender o comportamento de consumo em ambientes virtuais em meio à pandemia da Covid-19, na cidade de João Pessoa/PB. Para tal, obteve-se uma amostra de 116 respondentes, de ambos os sexos, residentes em João Pessoa/PB e que efetuaram compras pela internet pelo menos uma vez nos últimos seis meses, considerando o fato de que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o alastramento da pandemia de coronavírus em 11 de março de 2020. Os resultados da pesquisa permitiram observar que houve mudança nos hábitos de consumo na internet, nesse período, e que a frequência de compras na internet do consumidor de João Pessoa registrou um crescimento durante a pandemia, motivado principalmente pela preocupação com a segurança/saúde. Ainda, dentre as categorias elencadas, a de maior relevância, foi a de Alimentos/ Bebidas (Consumo rápido – delivery). Com isso, pode-se notar o surgimento de novos hábitos de consumo na internet. Espera-se que, na pós-pandemia, o consumidor continue com esse comportamento, o que dará margem para que negócios de todas as categorias continuem investindo cada vez mais no e-commerce.
Abstract: No abstract.
Palavras-chave: Covid-19
Pandemia
Compras na internet
E-commerce
Comércio eletrônico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19574
Data do documento: 3-Dez-2020
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESG22022021.pdf727,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.