Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19579Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Sampaio, Ana Carolina Assis | - |
| dc.date.accessioned | 2021-02-22T19:56:10Z | - |
| dc.date.available | 2020-12-05 | - |
| dc.date.available | 2021-02-22T19:56:10Z | - |
| dc.date.issued | 2020-12-02 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19579 | - |
| dc.description.abstract | The circus artists at the traffic light are present in the daily scene of cities and in academic works. This article aims to understand the work of the circus at the traffic light from the artists' view. The work draws on the theory of outsiders and on a critical perspective of the neoliberal reasoning on work. Using an exploratory qualitative approach, I conducted 18 interviews, online, with a semi-structured script. The interviews were recorded and transcribed. The interviews content was checked by the respective interviewees, as proposed by the life story / narrative method. The data analysis reveals that the circus art of the traffic light is not seen as a work whereas it goes against the established capitalist logic. Artists are marginalized, being associated with dirt and begging, during their work activity and also in academic articles. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Lorena Souza (lorena.dias@estudantes.ufpb.br) on 2021-02-22T19:56:10Z No. of bitstreams: 1 ACAS22022021.pdf: 1430814 bytes, checksum: 70d5a88d94ee363e24f4e35e6af9d6bd (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-02-22T19:56:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ACAS22022021.pdf: 1430814 bytes, checksum: 70d5a88d94ee363e24f4e35e6af9d6bd (MD5) Previous issue date: 2020-12-02 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Desviantes | pt_BR |
| dc.subject | Racionalidade neoliberal | pt_BR |
| dc.subject | Artistas de semáforo | pt_BR |
| dc.title | "Vai trabalhar Vagabundo!": a marginalização dos artistas circenses do semáforo | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Bispo, Marcelo de Souza | - |
| dc.description.resumo | Os artistas circenses do semáforo já se fazem presentes tanto na cena cotidiana das cidades como nos trabalhos acadêmicos. Este artigo busca compreender o trabalho do circo no semáforo pela visão dos artistas. O trabalho foi fundamentado à luz da teoria sobre desviantes (BECKER, 2008; ELIAS; SCOTSON, 2000) e na compreensão da estrutura racional neoliberal (DARDOT; LAVAL, 2016; FOUCAULT, 2008). Utilizando uma abordagem qualitativa de natureza exploratória, realizei 18 entrevistas, via internet, a partir de um roteiro semiestruturado alicerçado ao conteúdo acerca dos outsiders. As entrevistas foram transcritas e seu conteúdo foi checado pelos respectivos entrevistados, conforme propõe método de histórias de vida/narrativas (ROESCH 1999; BECKER 1993; BOSI, 1993). A análise dos dados revela que a arte circense do semáforo não é vista como um trabalho já que não atende a lógica capitalista estabelecida. Os artistas são marginalizados, sendo associados à sujeira e à mendicância, durante sua atividade laboral e em artigos acadêmicos. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Administração | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ACAS22022021.pdf | 1,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
