Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19581
Tipo: TCC
Título: Ensino de química e surdez: percepções sobre o processo de inclusão escolar
Autor(es): Dias, Larissa Vivianne Veras
Primeiro Orientador: Santos, Maria Betania Hermenegildo dos
Resumo: A inclusão de alunos surdos no ensino regular deveria acontecer por meio da utilização de metodologias e/ou recursos didáticos, os quais estão previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que determina que os sistemas de ensino devem garantir aos alunos com deficiência currículos, métodos, técnicas, recursos didáticos e organização específicos, para atender às suas necessidades. Porém, a realidade que observamos em muitas escolas são alunos surdos inseridos em salas de aula comuns, cuja metodologia de ensino está voltada predominantemente para ouvintes. Ante o exposto, o objetivo do presente trabalho foi analisar as percepções sobre o processo de inclusão escolar nas aulas de Química no ensino médio. Quanto a abordagem, essa pesquisa foi classificada como qualitativa; quanto ao objeto, como descritiva e quanto ao procedimento técnico, como estudo de campo. A presente pesquisa foi realizada em uma escola pública localizada na cidade de Areia-PB e teve como participantes uma discente surda matriculada no ensino médio regular e a docente da disciplina de Química. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos dois questionários independentes e semiestruturados, sendo um para a discente surda, o qual continha 26 questões e um para a docente, com 31 perguntas. Para realizar a análise dos dados optamos por utilizar princípios da Análise de Conteúdo. Mediante os resultados obtidos, consideramos que ainda existe muito a ser realizado em prol da Inclusão Escolar, como a efetivação das políticas públicas e legislações de cunho inclusivo, que visam prover e promover programas e ações para assegurar os direitos educacionais de estudantes surdos na rede regular de ensino; que a família, enquanto primeira instituição social, oportunize a aprendizagem e o desenvolvimento da Libras e da língua portuguesa e que a escola assegure currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos para os estudantes surdos, com ações que envolvam todos os profissionais, desde a gestão, a coordenação pedagógica, os professores e a equipe técnica multidisciplinar.
Abstract: The inclusion of deaf students in regular education should happen through the use of methods and/or didactic resources, that are granted by the Guidelines and Bases of National Education Law, which determines that the education systems must guarantee students with disabilities curricula, specific methods, techniques, teaching resources, and organization, to meet their needs. However, the reality observed in many schools is the insertion of deaf students in common classrooms, where the teaching methodology is predominantly aimed at listeners. Therefore, this work aimed to analyze the perceptions of a deaf student and a teacher about the process of school inclusion in the Chemistry subject. This research was classified as qualitative according to the approach; as descriptive according to the object and as a case study based on the technical procedure. The study was carried out in a public school located in the city of AreiaPB and had as participants the professor of the Chemistry subject and a deaf student enrolled in the regular high school system. Two independent and semi-structured questionnaires were used for data acquisition, one for the deaf student, which contained 26 questions and one for the teacher, with 31 questions. Content Analysis was used to perform the data analysis. Based on the results, we believe that there is still much to be done regarding School Inclusion such as the implementation of public policies and legislation of inclusive character, which aim to provide and promote programs and actions to ensure the educational rights of deaf students in the regular education network; that the family, as the first social institution, provides the opportunity learning and development of Libras and the Portuguese language and that the school ensures specific curricula, methods, techniques, educational resources and organization for deaf students, with actions that involve all professionals, including managers, pedagogical coordination, teachers and the multidisciplinary technical team.
Palavras-chave: Química.
Inclusão escolar.
Aluno surdo.
Conteúdos químicos.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Química e Física
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19581
Data do documento: 29-Abr-2020
Aparece nas coleções:TCC - Química - CCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LVVD23022021-MQ070.pdf562,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons