Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19586
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Barbosa, Melquisedec Abrantes | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-26T13:39:52Z | - |
dc.date.available | 2021-02-24 | - |
dc.date.available | 2021-02-26T13:39:52Z | - |
dc.date.issued | 2020-04-06 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19586 | - |
dc.description.abstract | This research, carried out in the area of theatrical studies, shows reflections of theoreticalpractical movements on everyday body movements present in human behavior, with their characteristics guided by social conventions in relation to things that happen around them, such as the possibility of artistic creation. A writing was guided by the creative process of the TAL performance, interweaving artistic experiments and theoretical discussions throughout the research. Authors with advanced ideas for the field of anthropology, performance, visual arts, theater and philosophy were used in an interdisciplinary way, associated with the experience laboratories and the logbook. As notions of body, performance, thing, restored behavior and body movement, it presents itself in several aspects or in a critical reflection, or in a construction aimed at artistic creation. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2021-02-26T13:39:52Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MAB24022021.pdf: 3261234 bytes, checksum: 04cabc0d6c3c9e0f02e575e318fd74b3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-02-26T13:39:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MAB24022021.pdf: 3261234 bytes, checksum: 04cabc0d6c3c9e0f02e575e318fd74b3 (MD5) Previous issue date: 2020-04-06 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Teatro - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Corpo - Movimento | pt_BR |
dc.subject | Performance | pt_BR |
dc.subject | Movimentos corporais | pt_BR |
dc.title | Coisa e tal: entre reflexões, experimentos e performance | pt_BR |
dc.title.alternative | Thing and such: between reflections, experiments and performance | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Morais, Líria de Araújo | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa, realizada na área dos estudos teatrais, apresenta reflexões de cunho teóricoprático sobre movimentos corporais cotidianos, ora presentes no comportamento humano com suas características guiadas por convenções sociais em relação com as coisas existentes ao seu redor como possibilidade de criação artística. A escrita foi guiada pelo processo criativo da performance TAL, entrelaçando experimentos artísticos e discussões teóricas no decorrer de toda a pesquisa. Foram utilizados autores com ideias advindas do campo da antropologia, da performance, das artes visuais, do teatro e da filosofia de modo interdisciplinar, juntamente com laboratórios de experimentos e diário de bordo. As noções de corpo, performance, coisa, comportamento restaurado e movimento corporal se apresentam em aspectos diversos ora numa reflexão crítica e ora numa construção voltada para a criação artística. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Artes Cênicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.relation.references | COHEN, Renato. Peformance como linguagem: criação de um tempo-espaço de criação. São Paualo: Perspectiva, 1989. GLSUSBRG, Jorge. A arte da performance. São Paulo: Perspectiva, 1987. SCHECHNER, Richard. O Percevejo revista de teatro, crítica e estética. Ano 11. n 12. ISSN 0104-7671. Departamento de teoria do teatro. UNIRIO. 2003. FOUCALT, Michel. Vigiar e Punir: história da violência nas prisões. Petrópolis: Editora Vozes, 1987. MAUSS, Marcel. Ensaio dobre a Dádiva. In: Mauss, Marcel. Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac & Naify, 2003. FERNANDES, Ciane. Pesquisa Somático- Performativa: Sintonia, Sensibilidade, integração. Art Reseasrch Journal, v.1, p. 76-95, 2014. FERNANDES, Ciane. Princípios em movimento na pesquisa somático performativa. 2015. Resumos do seminário de Pesquisas em andamento PPGAC/USP. São Paulo. 2015. TAVARES, M. Gonçalo. Atlas do corpo e da imaginação. Editora Caminho, 2013. DUMONT, Adílson; PRETO, Edilson Luis de oliveira. A visão filosófica do corpo. ISSN 1677-9843. 2005. INGOLD, Tim. Trazendo as coisas de volta à vida. Emaranhados criativos num mundo de materiais. Horizontes Antropológicos, ano 18, n. 37, p.37, p.25-44, jan/jun. Porto Alegre, 2012. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Teatro (Bacharelado) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MAB24022021.pdf | 3,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons