Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19586
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Melquisedec Abrantes-
dc.date.accessioned2021-02-26T13:39:52Z-
dc.date.available2021-02-24-
dc.date.available2021-02-26T13:39:52Z-
dc.date.issued2020-04-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19586-
dc.description.abstractThis research, carried out in the area of theatrical studies, shows reflections of theoreticalpractical movements on everyday body movements present in human behavior, with their characteristics guided by social conventions in relation to things that happen around them, such as the possibility of artistic creation. A writing was guided by the creative process of the TAL performance, interweaving artistic experiments and theoretical discussions throughout the research. Authors with advanced ideas for the field of anthropology, performance, visual arts, theater and philosophy were used in an interdisciplinary way, associated with the experience laboratories and the logbook. As notions of body, performance, thing, restored behavior and body movement, it presents itself in several aspects or in a critical reflection, or in a construction aimed at artistic creation.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2021-02-26T13:39:52Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MAB24022021.pdf: 3261234 bytes, checksum: 04cabc0d6c3c9e0f02e575e318fd74b3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-26T13:39:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MAB24022021.pdf: 3261234 bytes, checksum: 04cabc0d6c3c9e0f02e575e318fd74b3 (MD5) Previous issue date: 2020-04-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTeatro - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCorpo - Movimentopt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectMovimentos corporaispt_BR
dc.titleCoisa e tal: entre reflexões, experimentos e performancept_BR
dc.title.alternativeThing and such: between reflections, experiments and performancept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Morais, Líria de Araújo-
dc.description.resumoEsta pesquisa, realizada na área dos estudos teatrais, apresenta reflexões de cunho teóricoprático sobre movimentos corporais cotidianos, ora presentes no comportamento humano com suas características guiadas por convenções sociais em relação com as coisas existentes ao seu redor como possibilidade de criação artística. A escrita foi guiada pelo processo criativo da performance TAL, entrelaçando experimentos artísticos e discussões teóricas no decorrer de toda a pesquisa. Foram utilizados autores com ideias advindas do campo da antropologia, da performance, das artes visuais, do teatro e da filosofia de modo interdisciplinar, juntamente com laboratórios de experimentos e diário de bordo. As noções de corpo, performance, coisa, comportamento restaurado e movimento corporal se apresentam em aspectos diversos ora numa reflexão crítica e ora numa construção voltada para a criação artística.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesCOHEN, Renato. Peformance como linguagem: criação de um tempo-espaço de criação. São Paualo: Perspectiva, 1989. GLSUSBRG, Jorge. A arte da performance. São Paulo: Perspectiva, 1987. SCHECHNER, Richard. O Percevejo revista de teatro, crítica e estética. Ano 11. n 12. ISSN 0104-7671. Departamento de teoria do teatro. UNIRIO. 2003. FOUCALT, Michel. Vigiar e Punir: história da violência nas prisões. Petrópolis: Editora Vozes, 1987. MAUSS, Marcel. Ensaio dobre a Dádiva. In: Mauss, Marcel. Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac & Naify, 2003. FERNANDES, Ciane. Pesquisa Somático- Performativa: Sintonia, Sensibilidade, integração. Art Reseasrch Journal, v.1, p. 76-95, 2014. FERNANDES, Ciane. Princípios em movimento na pesquisa somático performativa. 2015. Resumos do seminário de Pesquisas em andamento PPGAC/USP. São Paulo. 2015. TAVARES, M. Gonçalo. Atlas do corpo e da imaginação. Editora Caminho, 2013. DUMONT, Adílson; PRETO, Edilson Luis de oliveira. A visão filosófica do corpo. ISSN 1677-9843. 2005. INGOLD, Tim. Trazendo as coisas de volta à vida. Emaranhados criativos num mundo de materiais. Horizontes Antropológicos, ano 18, n. 37, p.37, p.25-44, jan/jun. Porto Alegre, 2012.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Teatro (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAB24022021.pdf3,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons