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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19596
Tipo: Dissertação
Título: O uso dos extratos vegetais da caatinga e da Amazônia para produção de fitocosméticos
Autor(es): Paiva, Paula Cristina Barros
Primeiro Orientador: Lucena, Reinaldo Farias Paiva de
Resumo: A população brasileira tem, cada vez mais, demonstrado grande preocupação com a sustentabilidade. Como consequência, diversos hábitos vêm se alterando, principalmente os relacionados ao consumo. Em busca de uma menor agressão ao meio ambiente, tem-se procurado utilizar produtos cosméticos naturais, pois o extrativismo da matéria prima desses itens não causam tanto impacto à natureza como os tradicionais, tendo em vista que usam fontes renováveis em sua composição. Partindo desta premissa, as empresas priorizaram a mão de obra local, pelo fato de que cada comunidade possui o conhecimento da sua região. Além disso, há o interesse em manter a floresta apta a produzir, gerando um mercado econômico para os fitocosméticos. Neste sentido, sabe-se que a Amazônia é a maior produtora de matéria prima neste ramo, contudo, a região da Caatinga também possui potencial para os fitocosméticos. No entanto, falta uma maior exploração da região para contribuir com a ascensão econômica do bioma. Partindo deste cenário, o objetivo desta pesquisa foi traçar um perfil do consumidor de fitocosméticos acerca do conhecimento das matérias primas utilizadas nos produtos. Ficou constatado que a transmissão do conhecimento acontece através das gerações e que a aloe vera foi a planta mais citada com os seus benefícios propagados. Além desta descoberta, foi comprovado, através das respostas do questionário, a afirmação que os consumidores possuem preocupação com o meio ambiente, com a saúde da pele, fazendo uso do que é natural evitando possíveis reações tóxicas.
Abstract: The brazilian population has been increasingly concerned about sustainability. As a consequence, several habits have been changing, especially those related to consumption. In search of less aggression to the environment, natural cosmetic products are used, since the extraction of primary materials for these items do not have as much impact on nature as the traditional ones because they use renewable sources in their composition. Based on this premise, the companies sought to use the local workforce because each community has knowledge of their region. In addition, there is an interest in keeping the forest able to produce, generating an economic market for phytocosmetics. In this sense, it is known that the Amazon rain forest is the largest producer of raw materials in this branch, however, the Caatinga region also has potential for phytocosmetics. However, further exploration of the region is lacking to contribute to the economic rise of the biome. From this scenario, the objective of this research was to draw a profile of phytocosmetics consumers about the knowledge of the raw materials used in the products. It was found that the transmission of knowledge happens through the generations and that aloe vera was the most mentioned plant with its propagated benefits. In addition to this finding, it was proved, through the answers of the questionnaire, the statement that consumers are concerned about the environment, the health of the skin, making use of what is natural avoiding possible toxic reactions.
Palavras-chave: Fitocosméticos
Consumidores
Bioma amazônico
Caatinga
Phytocosmetics
Consumers
Amazonian biome
Caatinga
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Gerenciamento Ambiental
Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19596
Data do documento: 26-Ago-2019
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente

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