Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19611| Tipo: | Dissertação |
| Título: | O coral vozes da infância: um olhar sobre as concepções em torno das práticas músico-educativas |
| Autor(es): | Lima, Christiane Alves de |
| Primeiro Orientador: | Ribeiro, Fábio Henrique Gomes |
| Resumo: | O canto coral infanto-juvenil compreende um ambiente de aprendizagem de grande relevância não só pelas características musicais, mas também pelo processo de reconhecimento de seus integrantes como indivíduos e como parte de um todo. Através do canto coral, como em outras práticas musico-educativas, a criança e o adolescente têm a oportunidade de ampliar os seus universos culturais e lidar com a diferença, possibilitando o desenvolvimento de novas formas de pensar e agir em suas vidas cotidianas. Diante disto, este estudo tem como tema os processos de educação musical desenvolvidos no contexto Coral Vozes da Infância da Escola Municipal de Arte – Casa das Artes (EMA-CA) na cidade de João Pessoa-PB. O Coral é formado por crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 e 15 anos, envolvendo estudantes do quinto ao nono ano das escolas municipais de João Pessoa e comunidade em geral. Assim, este trabalho tem como objetivo geral identificar e compreender as principais concepções em torno das práticas músico-educativas do Coral Vozes da Infância. Os objetivos específicos visam identificar e compreender: as principais características das práticas músico-formativas do Coral; as concepções dos coralistas, professores, diretores e familiares responsáveis pelos coralistas; e as principais relações entre as práticas músico-educativas e as concepções dos sujeitos investigados. O trabalho se fundamenta principalmente no campo da educação musical e de áreas afins, como educação e sociologia. A metodologia foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa, delineada como estudo de caso e baseada em pesquisa bibliográfica, observação participante e entrevistas com coralistas, familiares responsáveis pelos coralistas, diretores da escola básica na qual os alunos fazem parte, equipe de música e coordenadora da EMA-CA. Os procedimentos de organização e análise dos dados foram conduzidos a partir da constituição do referencial teórico; descrição e análise das atividades do coral; transcrição e análise das entrevistas; triangulação das informações; e análise interpretativa de cunho qualitativo. Os resultados apontam para uma construção coletiva a partir da interação social entre os coralistas, permitindo um crescimento pessoal e grupal levando a ampliação de mundo e à formação humana. Assim, o trabalho desenvolvido aponta para: 1) a percepção de um panorama investigativo diversificado sobre processos músico-educativos em canto coral, indicando-nos os principais contextos e dimensões epistemológicas que têm construído as principais correntes sobre o assunto; 2) algumas possibilidades interpretativas da realidade de estudo à partir das perspectivas teóricas sobre a educação musical como formação humana, fundamentada na ética e diversidade cultural, passando por aspectos como a coletividade, a identidade individual e coletiva, bem como pela produção de significados em torno da música; e 3) a percepção de uma estrutura de formação no Coral Vozes da Infância baseada em aspectos técnicos sobre o canto coral, mas permeados por situações sociais e relações interpessoais possivelmente articuladoras e uma formação humana. 4) os resultados apontam para a compreensão das principais concepções em torno das práticas músico-educativas tomando como base o referencial teórico e o processo de triangulação dos dados envolvendo o conhecimento empírico, entrevistas dialogando com o referencial teórico. Identificamos nas entrevistas concepções que os próprios coralistas formaram em torno do coral como, a ideia de pertencimento e o “nós”. Ao analisar as falas dos responsáveis legais dos coralistas identifiquei que o trabalho desenvolvido no coral e as mudanças no comportamento dos integrantes foram refletidas em seus lares. Notamos que houveram mudanças positivas no comportamento de seus integrantes, possibilitando a ampliação da visão de mundo através dos mecanismos de interação social desenvolvidos no ambiente coral contribuindo para o processo de formação humana. |
| Abstract: | Children's choral singing comprises a learning environment of great relevance not only for the musical characteristics but also for the process of recognition of its members as individuals and as part of a whole. Through choral singing, as in other musico-educational practices, children and adolescents have the opportunity to broaden their cultural universes and deal with difference, enabling the development of new ways of thinking and acting in their daily lives. Therefore, this study has as its theme the musical education processes developed in the context of the Voices of Childhood Choir of the Municipal School of Art - Casa das Artes (EMA-CA) in the city of João Pessoa-PB. The Choir consists of children and adolescents between the ages of 10 and 15, involving students from the fifth to the ninth grade of municipal schools in João Pessoa and the community in general. Thus, this work has as general objective to identify and to understand the main conceptions around the musico-educative practices of the Choir Voices of Childhood. The specific objectives are to identify and understand: the main characteristics of the musician-formative practices of the Choir; the conceptions of choristers, teachers, directors and family members responsible for choristers; and the main relations between the musician-educational practices and the conceptions of the investigated subjects. The work is mainly based in the field of music education and related areas, such as education and sociology. The methodology was developed from a qualitative approach, outlined as a case study and based on bibliographical research, participant observation and interviews with choristers, relatives responsible for choristers, directors of the basic school in which students are part, music team and coordinator of EMA-CA. The procedures of organization and analysis of the data were conducted from the theoretical framework; description and analysis of coral activities; transcription and interview analysis; triangulation of information; and qualitative interpretative analysis. The results point to a collective construction based on the social interaction between choristers, allowing personal and group growth leading to the expansion of the world and to human formation. Thus, the work developed points to: 1) the perception of a diversified research panorama on musician-educational processes in choral singing, indicating the main contexts and epistemological dimensions that have built the main currents on the subject; 2) some interpretive possibilities of the reality of study from the theoretical perspectives on musical education as a human formation, based on ethics and cultural diversity, passing through aspects such as collective, individual and collective identity, as well as the production of meanings around from music; and 3) the perception of a formation structure in the Choral Voices of Childhood based on technical aspects about choral singing but permeated by social situations and possibly articulating interpersonal relationships and human formation. 4) the results point to the understanding of the main conceptions around the musician-educational practices based on the theoretical reference and the process of triangulation of the data involving the empirical knowledge, interviews dialoguing with the theoretical reference. We identified in the interviews conceptions that the choristers themselves formed around the choir like, the idea of belonging and the "we". In analyzing the speeches of the legal heads of the choristers I identified that the work developed in the choir and the changes in the behavior of the members were reflected in their homes. We noticed that there were positive changes in the behavior of its members, making it possible to broaden the world view through the mechanisms of social interaction developed in the choral environment, contributing to the process of human formation. |
| Palavras-chave: | Educação musical Coral infanto-juvenil Formação humana Musical education Children's choir Human formation |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Música |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Música |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19611 |
| Data do documento: | 5-Dez-2018 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ChristianeAlvesDeLima_Dissert.pdf | 3,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
