Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19622
Tipo: Dissertação
Título: Discurso e força estética das notícias falsas: um estudo sobre a configuração do gênero fake news
Autor(es): Freire, Débora Fabianne da Silva
Primeiro Orientador: Fernandes, José David Campos
Resumo: A fabricação e a propagação de notícias falsas não são fenômenos novos, porém complexos, fortes e adaptáveis a qualquer sociedade e a qualquer tempo. A produção e a disseminação de fake news continuam a acontecer, a evoluir e a permanecer, configurando-se como dispositivo retórico do qual derivam efeitos resistentes no mundo real e virtual. As notícias falsas são inerentes aos múltiplos contextos que envolvem a sociabilidade, ganhando proeminência em momentos de instabilidade social, principalmente a partir da dinâmica das novas ambiências digitais. Diante do exposto, procuramos, nesta pesquisa, identificar a existência ou não nas fake news de características que coloquem essa prática verbo-visual no rol dos gêneros discursivos. Para isso, analisamos duas situações que ganharam visibilidade nacional devido não apenas ao impacto de conteúdo falso produzido e disseminado, como também às consequências geradas a partir das repercussões realizadas pela imprensa e/ou ocorridas nas redes sociais digitais: o caso Escola Base, notícia falsa criada e repercutida na imprensa tradicional brasileira, especialmente em TVs e jornais impressos, no ano de 1994; e o caso ―kit gay‖, uma das fake news mais disseminadas nas redes sociodigitais, durante a campanha eleitoral para presidente do Brasil, em 2018. Para verificar nossa hipótese, amparamo-nos em autores clássicos, a exemplo de Bakhtin, com seus estudos sobre dialogismo e gênero; em trabalhos que abarcam o sempre atual tema das fake news; nas investigações sobre as mudanças nas formas de interação, conversação e afetação dos sujeitos; e nas ponderações sobre novas e antigas formas de produção, circulação e manipulação das notícias. Concluímos que a fake news estrutura-se como um gênero discursivo, na medida em que atende aos preceitos que configuram um gênero, na perspectiva bakhtiniana. Assim, detectamos que as notícias falsas apresentam padrões estéticos e discursivos relativamente estáveis; e flexibilidades adquiridas, para atingir suas finalidades discursivas e de efeitos, a partir de adaptações e modificações que podem surgir no conteúdo, no estilo e no suporte, devido a mudanças de propósitos comunicativos, no contexto social e na integração de novas tecnologias.
Abstract: The making and spreading of false news are not new phenomena, but complex, strong, and adaptable to any society at any time. The production and dissemination of fake news continues, evolving and remaining, becoming a rhetorical device from which to derive from resilient effects in the real and virtual world. False news is inherent in multiple contexts involving sociability, gaining prominence in times of social instability, especially from the recent digital ambiences. Given the above, we sought, in this research, to identify a presence or not of false news of resources that put this verb-visual practice in the list of discursive genres. For this, we analyzed two situations that gained national visibility because they not only caused the impact of fake content produced and disseminated, but also the consequences generated from the repercussions recorded by the press and / or occurred in digital social networks: the Escola Base case, news false created and reflected in the traditional Brazilian press, especially in TVs and print newspapers, in the year 1994; and the ―gay kit‖ case, one of the most widely spread false news on social-digital networks, during an election campaign for Brazil's president in 2018. To check our hypothesis, compare them with classic authors, an example of Bakhtin, with his studies on dialogism and gender; in works that include or always current theme of false news; investigating changes in the forms of interaction, conversation and affect of the subjects; and in considering new and old forms of news production, circulation and manipulation. It concludes that false news is structured as a discursive genre, as it meets the precepts that configure a genre, in the Bakhtinian perspective. Thus, we detect that fake news has relatively stable aesthetic and discursive patterns; and acquired flexibilities, to achieve its discursive purposes and effects, from adaptations and changes that may arise in content, style and support, due to changes in communicative purposes, social context and integration of new technologies.
Palavras-chave: Fake news
Gênero
Notícia
Dialogismo
Estética
Genre
News
Dialogism
Aesthetics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Jornalismo
Programa: Programa de Pós-Graduação em Jornalismo
Tipo de Acesso: Acesso embargado
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19622
Data do documento: 4-Nov-2019
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DéboraFabianneDaSilvaFreire_Dissert.pdf5,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons