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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19662
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorDeus, Danyelson Barros Bezerra de-
dc.date.accessioned2021-03-01T02:24:30Z-
dc.date.available2020-02-14-
dc.date.available2021-03-01T02:24:30Z-
dc.date.issued2020-01-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19662-
dc.description.abstractThe three-phase induction motor (TIM) is present in most industrial processes, being the main responsible for the electromechanical conversion in the sector. The total breakdown of these machines can compromise the production of entire sectors in a manufacturing environment, hence the need for early fault detection. Bar-break failures are the most common on the TIM rotor. The present work analyzes the chaotic behavior of an TIM, with different levels of broken rotor bar failures. The characterization of the failure is performed by analyzing the behavior of the chaotic variable called density of maxima. The proposed approach has advantages over classic Motor Current Signature Analysis techniques in that it does not require long acquisition windows and enables fault detection even for motors operating under variable load or with low slip. The technique methods, using small acquisition intervals (in this article 0.035 seconds). The obtained results prove the efficiency of the method, being able to identify failures and its severity level.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ruston Silva (rsammeville@biblioteca.ufpb.br) on 2021-02-25T17:49:26Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DanyelsonBarrosBezerraDeDeus_Dissert.pdf: 4469657 bytes, checksum: 1c056857518fadc8c22a148d14617f3d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-03-01T02:24:30Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DanyelsonBarrosBezerraDeDeus_Dissert.pdf: 4469657 bytes, checksum: 1c056857518fadc8c22a148d14617f3d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-01T02:24:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DanyelsonBarrosBezerraDeDeus_Dissert.pdf: 4469657 bytes, checksum: 1c056857518fadc8c22a148d14617f3d (MD5) Previous issue date: 2020-01-30en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDiagnóstico de falhaspt_BR
dc.subjectMotor de indução trifásicopt_BR
dc.subjectDensidade de máximospt_BR
dc.subjectFailure detectionpt_BR
dc.subjectThree-phase induction motorpt_BR
dc.subjectDensity of maximapt_BR
dc.titleDiagnóstico de barras quebradas em motores de indução trifásicos através da análise da densidade de máximos do sinal de correntept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Lima Filho, Abel Cavalcante-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0801399035139894pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9511142880497724pt_BR
dc.description.resumoO motor de indução trifásico (MIT) está presente na maioria dos processos industriais, sendo o principal responsável pela conversão eletromecânica no setor. A quebra total dessas máquinas pode comprometer a produção de setores inteiros em ambiente fabril, daí a necessidade de detecção de falhas incipientes. A falha de barra quebrada é uma das mais comuns no rotor de MIT. O presente trabalho analisa o comportamento caótico de um MIT, com diferentes níveis de falhas de barras quebradas de rotor. A caracterização da falha é realizada a partir da análise do comportamento da variável caótica chamada densidade de máximos. A abordagem proposta apresenta vantagens em relação às técnicas baseadas em Motor Current Signature Analysis, ao não necessitar de janelas longas de aquisição e possibilitar a detecção de falhas mesmo para o motor operando sob carga variável ou com baixíssimo escorregamento. A técnica apresenta um custo computacional inferior em relação aos métodos clássicos de detecção, utilizando pequenos intervalos de aquisição (0.035s para casos onde o carregamento é conhecido e 0.3s onde o carregamento não é conhecido). Os resultados obtidos comprovam a eficiência do método, conseguindo identificar falhas e seu nível de severidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica

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