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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19664
Tipo: Tese
Título: O prisma da (trans)formação dos engenheiros-professores: hibridismo dos gêneros da atividade, saberes e identidades
Autor(es): Velloso-Leitão, Liane
Primeiro Orientador: Medrado, Betânea Passos
Resumo: No universo brasileiro dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), o engenheiro-professor surge como ator principal desta tese em Linguística Aplicada (LA), que procura entender como esse profissional age em um mundo diferente daquele da sua formação acadêmica, cuja demanda por saberes e identidades específicas e complementares questionam suas crenças, pensamentos e formas de agir construídos na Engenharia. A entrada na Docência é o ponto de partida desta pesquisa qualitativo-interpretativista e de base etnográfica, que visa a analisar a relação estabelecida entre o hibridismo dos gêneros da atividade, os saberes, as representações identitárias, a formação pedagógica e o agir docente dos engenheiros-professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Para tanto, foram focalizados os seguintes objetivos específicos: analisar como os engenheiros-professores compreendem o trabalho docente, o gênero da atividade professor e os outros gêneros da atividade pelos quais eles transitam no âmbito do IFPB; investigar a natureza das representações identitárias desses engenheiros-professores; identificar os saberes que influenciam o/no trabalho desses profissionais e discutir a relação entre o agir docente dos professores nesse cenário e a formação pedagógica.A fim de compreender tal contexto, fundamentei-me nos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006, 2008, 2012 [1999]), nos estudos sobre desenvolvimento humano (VYGOSTKY, 2007 [1984]; 2008 [1987]), na concepção de gênero da atividade proposta pela Clínica da Atividade (CLOT, 2007, 2010), nas construções identitárias (BAUMAN, 2005, 2014 [2001]; BOURDIEU, 1997; ELIAS (1994a, 1994b); HALL, 2014[1992]), na identidade profissional (DUBAR, 2009), na releitura dos saberes docentes (TARDIF, 2013) e nos quatro elementos constitutivos do trabalho (AMIGUES, 2004). O corpus textual analisado foi produzido por três engenheiros-professores e duas pedagogas durante uma reunião da Comissão de Educação e Atualização Profissional (CEAP) no campus Cajazeiras do IFPB. As análises mobilizaram quatro categorias linguísticas da arquitetura textual presentes no Interacionismo Sociodiscursivo (ISD): os conteúdos temáticos, as vozes enunciativas, as modalizações e os índices de pessoa. Os principais resultados revelam para o hibridismo dos gêneros da atividade, apontando três naturezas de ferramentas (técnicas, didáticas e híbridas), que demonstram o embricamento entre a memória coletiva da Engenharia e a memória coletiva da Docência. Nos textos produzidos pelos cinco colaboradores, identifiquei a mobilização de saberes do engenheiro-professor que organiza o seu agir docente e que possuem papel fundamental na construção identitária desses profissionais. É importante salientar também o diálogo entre a área de Humanas e de Exatas nesse contexto técnico e tecnológico do IFPB.
Abstract: In the Brazilian universe of the Federal Institutes of Education, Science and Technology, the engineer-teacher appears as the main actor of this thesis in Applied Linguistic (LA), that looks forward to understanding how that professional acts in a world different from his/her academic backgrounds, whose request for specific and complementary knowledge and identities question their beliefs, thoughts and ways of acting that were built in the Engineering Course. The entrance in the teaching context is the starting point in this qualitative-interpretive and ethnographic basis research, which aims at analyzing the established relation among the hybridity of genres of activity, teacher’s knowledge, identity representations, pedagogical education and teacher action of the engineer-teachers from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Paraiba (IFPB). In order to understand that environment, I was based on the Sociodiscursive interactionism assumptions (BRONCKART, 2006, 2008, 2012 [1999]), the studies of human development (VYGOSTKY, 2007 [1984]; 2008 [1987]), the conception of genres of activity proposed by the Clinic of Activity (CLOT, 2007, 2010), the identity constructions (BAUMAN, 2005, 2014 [2001]; BOURDIEU, 1997; ELIAS, 1994a, 1994b; HALL, 2014[1992]), the professional identity (DUBAR, 2009), the (re)reading of teacher’s knowledge (TARDIF, 2013) and the four elements of work (AMIGUES, 2004). The analyzed textual corpus was produced by three engineer-teachers and two pedagogues during a meeting of the Education and Professional Update Commission (CEAP) in the IFPB campus Cajazeiras. The analyses mobilize four linguistic categories of the textual architecture from the Sociodiscursive Interactionism (SDI): the thematic contents, voices, modalizations and personal markers. The main results reveal the hybridity of genres of activity, pointing out the three tools’ natures (technical, didactic and hybrid), which demonstrate the dialogue between the collective memory from Engineering and the collective memory from Teaching. In the texts produced by our five collaborators, I identified the movement of the engineer-professor knowledges that organizes their teaching actions and performs a fundamental role in their identity construction. It is also important to notice the dialogue between the Human and the Technical Areas in this technical and technological context in the IFPB
Palavras-chave: Linguística aplicada
Interacionismo sociodiscursivo
Engenheiro-professor
Hibridismo dos gêneros da atividade
Identidade
Applied linguistics
Sociodiscursive interactionism
Engineer-teacher
Hybridity of genres of activity
Identity
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19664
Data do documento: 19-Mar-2019
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

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