Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19704
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Vinícius Félix dos-
dc.date.accessioned2021-03-09T13:07:31Z-
dc.date.available2021-03-03-
dc.date.available2021-03-09T13:07:31Z-
dc.date.issued2020-12-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19704-
dc.description.abstractThis research is intended to show the importance of playfulness in the teaching and learning process Since playing provides healthy growth for children, so that they live their childhood phase. Children who play when they are young can become a balanced adult physically and emotionally. Creativity and responsibility are something that playing provides, since children act spontaneously when playing, facing reality in an informal way and transforming their daily actions. Play builds the child's personality, which is a very important fragment in her life, she creates her own rules, functions and meanings for the play in which she is participating. Thus, this research proves that playing is essential for the child to develop in all directions. It is through playing that the expansion of imagination, creativity and reasoning takes place. The child also socializes when playing with others, as there is an exchange of experiences between them. Teaching with games, transforms the entire teaching learning process into playfulness, becomes effective, since the child learns while playing, and takes pleasure in participating in games with learning-oriented objectives. Recalling that when teaching is geared towards playfulness, it makes all children participate with the purpose of playing, it is enough for the teacher to make playing an educational resource. The research has a theoretical basis in the authors Barros (2000), Negrine (1994), Kishimoto (1999), Oliveira (1984), Piaget (1998), Velasco (1996), among others, with the intention of proving the theme in question.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-03-09T13:07:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VFS03032021.pdf: 520563 bytes, checksum: aa323072138542eaf1c60166a2658342 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-09T13:07:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VFS03032021.pdf: 520563 bytes, checksum: aa323072138542eaf1c60166a2658342 (MD5) Previous issue date: 2020-12-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleA importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Coelho, Fernanda Mendes Cabral Albuquerque-
dc.description.resumoA presente pesquisa é destinada a mostrar a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem Visto que o brincar proporciona o crescimento saudável à criança, para que esta viva a sua fase da infância. Acriança que brinca quando pequena pode tornar-se um adulto equilibrado fisicamente e emocionalmente. A criatividade e a responsabilidade são algo que o brincar proporciona, já que a criança age na hora das brincadeiras de forma espontânea, frente à realidade de maneira informal e transforma suas ações do dia a dia. A brincadeira constrói a personalidade da criança, que é um fragmento importantíssimo na vida dela, ela cria suas próprias regras, funções e sentidos para a brincadeira a qual está participando. Desse modo, esta pesquisa comprova que o brincar é essencial para que a criança se desenvolva em todos os sentidos. É através do brincar que acontece a ampliação da imaginação, criatividade e raciocínio. A criança também se socializa quando brinca com outras, pois acontece uma troca de vivências entre elas. O ensinar com jogos, transforma em lúdico todo o processo do ensino aprendizagem, torna-se eficaz, uma vez que a criança aprende brincando, e sente prazer em participar das brincadeiras com objetivos voltados a aprendizagem. Lembrando que quando o ensino é voltado para o lúdico faz com que todas as crianças participem com o propósito de brincar, bastando que o professor faça desse brincar um recurso pedagógico. A pesquisa traz um embasamento teórico nos autores Barros (2000), Negrine (1994), Kishimoto (1999), Oliveira (1984), Piaget (1998), Velasco (1996), entre outros, com a intenção de comprovar a temática em questão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VFS03032021.pdf508,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons