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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1972
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maria Sandra dos Santos Dias-
dc.date.accessioned2017-09-06T12:14:34Z-
dc.date.available2016-12-15-
dc.date.available2017-09-06T12:14:34Z-
dc.date.issued2016-11-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1972-
dc.description.abstractThis research aims to discuss the contributions of fun and games in the everyday actions of early childhood education. Through play a child exercises all its potential, developed entirely by sociality, cognition and motor function. Is specific objectives analyze how the use of games on children's learning and verifying the design of the teachers respondents about the importance of using these tools in pedagogical practice.The qualitative research was developed, through a bibliographical analysis, where we use studies of authors like Barbosa (2009), Friedmann, (1996), Kishimoto (1997), Maluf, (2003), Vygotsky, (1991) among others. We conducted a theoretical survey about the importance of playfulness and the possibilities that the games offer for the formation of the child and to the teaching and learning process. Adopt as methodological strategy field research developed through the application of educational games with the students of the child class IV, following with semi-structured interviews with the other teachers of early childhood education. The results of this study showed that the teacher assumes primary function in the mediation process, organization and direction of the games. Through the reports of the questionnaire showed that all the respondents recognize the importance of the use of these instruments in their routines. However, there is still need for the same ressignifiquem using these playful tools valuing teaching and giving potential openness to new ways of teaching and make the process more lively, dynamic educational and enjoyable for the children.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-09-06T12:14:34Z No. of bitstreams: 1 MSSDS15122016: 762519 bytes, checksum: 37288d335207913fb51ed8209f136271 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-06T12:14:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MSSDS15122016: 762519 bytes, checksum: 37288d335207913fb51ed8209f136271 (MD5) Previous issue date: 2016-11-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleJogando e brincando a gente vai aprendendo: práticas e concepções de professoras da educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Norma Maria de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3447357473174294pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo discutir as contribuições dos jogos e brincadeiras nas ações cotidianas da Educação Infantil. Através da brincadeira a criança exercita todas as suas potencialidades, desenvolvendo-se integralmente através da sociabilidade, motricidade e cognição. Constitui-se como objetivos específicos analisar como se dá a utilização dos jogos na aprendizagem infantil e verificar a concepção das professoras respondentes quanto a importância da utilização dessas ferramentas na prática pedagógica. A pesquisa de natureza qualitativa foi desenvolvida, por meio de uma análise bibliográfica, onde utilizamos estudos de autores como Barbosa (2009), Friedmann, (1996), Kishimoto (1997), Maluf, (2003), Vygotsky, (1991) dentre outros. Foi realizado um levantamento teórico acerca da importância do lúdico e das possibilidades que as brincadeiras oferecem para a formação da criança e para o processo de ensino e aprendizagem. Adotamos como estratégia metodológica a pesquisa de campo desenvolvida através da aplicação de jogos pedagógicos com os alunos/as da turma do infantil IV, seguindo com a realização de questionários semiestruturadas com as demais professoras da Educação Infantil. Os resultados desse estudo apontaram que o/a professor/ a assume função primordial no processo de mediação, organização e direcionamento das brincadeiras. Através dos relatos do questionário evidenciou-se que todas as respondentes reconhecem a importância da utilização desses instrumentos em suas rotinas. Todavia, há ainda necessidade que as mesmas ressignifiquem o uso dessas ferramentas lúdicas valorizando o seu potencial pedagógico e conferindo abertura para novas maneiras de ensinar e tornar o processo educativo mais vivo, dinâmico e prazeroso para as crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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