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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19745
Tipo: Tese
Título: O amor ágape e o cuidado na construção do cuidado em uma unidade de saúde da família
Autor(es): Oliveira, Dilma Lucena de
Primeiro Orientador: Sousa, Eduardo Sérgio Soares
Resumo: A produção do cuidado em saúde é cartografada, tendo como cenário uma Unidade de Saúde da Família (USF) e sob a tensão das propostas de transformação da assistência em direção à seguridade e à integralidade, conforme promulgadas no Sistema Único de Saúde. A integralidade vincula-se à pertinência de uma abordagem que compreende o indivíduo para além de um recorte biológico, ao modo de uma atuação voltada à complexidade dos determinantes das necessidades dos usuários, bem como dos territórios onde estão inseridos, associada a uma atuação que se implique com essas demandas, visando a ações de prevenção, de assistência, de reabilitação e de promoção da saúde. Objetiva-se analisar a construção do cuidado integral em uma Unidade de Saúde da Família, focando-se nas práticas dos profissionais de saúde. Sua importância se insere em evidenciar formas de facilitar, na formação profissional e na educação permanente, a compreensão da complexidade das demandas e a construção de competência para se implicar e atuar sobre elas. Cartografaram-se as situações de cuidado segundo as proposições de Deleuze e Guatarry (1995). O analisador foram as situações consideradas como difíceis de cuidar. O conceito de cuidado integral atuou como um conceito dispositivo para problematizar com os atores as ações vivenciadas no cotidiano da USF, a convite de profissionais da equipe de saúde. A noção de cuidado no campo da saúde é refletida na relação entre a biomedicina, o biopoder e as noções que estão estruturando-se a partir da integralidade. Os significados atribuídos ao cuidado e as práticas que possibilitam são descritos, analisados e, por fim, problematizam cenas do cotidiano da USF, cujo processo de trabalho ainda se centra no diagnóstico, prescrição e procedimentos. Em seguida, a problematização das lógicas e dos poderes envolvidos na construção do cuidado de uma criança, que desnutriu gravemente, possibilita descrever como sua equipe produz novos aprendizados sobre a forma de cuidar dela e outras subjetividades para o reconhecimento da mãe cuidadora e as formas de explicar seu contexto. Evidencia-se o cuidado como dispositivo de poder, portanto, produtivo, deslocando-se da lógica de poderdizer-sobre, centrando-se em procedimentos, para a noção de poder como produção de novas formas de ser e viver a vida diante das necessidades apresentadas. Por último, mapeiam-se imagens de cuidado evidenciando regimes de ação dos atores que se caracterizam dentro das lógicas biomédica e integral. Verifica-se que elas se articulam com afetos produzidos nos profissionais e formas como o usuário é reconhecido. As cenas de cuidado que se caracterizaram pela ausência de necessidade de reciprocidade e de equivalência categorizaram-se como o estado de ágape. Esse estado de ação, apesar de se articular principalmente com a lógica integral, não é fixo e pode ser construído como competência; seja por meio de uma reflexão sobre a produção do sujeito paciente, seja pela produção do vínculo relacionado com a longitudinalidade do cuidado e a proximidade dos territórios existenciais das pessoas, favorecidos pelo modelo de adscrição da ESF. Neste caso, a avaliação do usuário não se baseava em uma uniformização de um jeito de ser ou de viver, mas na universalização de acesso a possibilidades de um bem viver.
Abstract: The production of health care is mapped against the backdrop of a Family Health Unit (USF) and under the tension of the proposals for transformation of care towards safety and integrality, as promulgated in the Sistema Único de Saúde (SUS). Integrality is linked to the relevance of an approach that understands the individual beyond a biological perspective, in the manner of a performance focused on the complexity of the determinants of users' needs, as well as the territories in which they are inserted, associated with a performance that get involved with these demands, aiming at prevention, care, rehabilitation and health promotion actions. Seeking to analyze the integral care construction in a Unidade de Saúde da Família (USF), focusing on the practices of health professionals. Its importance lies in highlighting ways to facilitate, in professional qualification and permanent education, in the understanding of the complexity of demands and in the construction of competence to be involved and act on them. Care situations were mapped according to the propositions of Deleuze and Guatarry (1995). The analyzer were the situations considered as difficult to take care of. The concept of integral care acted as a device concept to problematize with the actors the actions experienced in USF‟s daily life at the invitation of health team professionals. The notion of care in the health field is reflected in the relationship between biomedicine, biopower, and the notions that are structuring from integrality. The meanings attributed to care and the practices that enable them are described, analyzed and finally problematize scenes from the USF's daily life, which work process still focuses on diagnosis, prescription and procedures. Then, the analysis of these logics, the knowledges and the powers involved in the construction of the care of a severely malnourished child makes it possible to describe how her team produces new learnings on how to take care of her and other subjectivities for the recognition of the caregiving mother and the ways to explain her context. Care is evidenced as a power device, therefore productive, shifting from the logic of "being able to say about it", focusing on procedures, to the notion of power as the production of new ways of being and living in the face of the necessities presented. Finally, care images are mapped showing action states of the actors characterized within the biomedical and integral logics. It is verified that they are articulated with the affections produced in the professionals and the ways in which the user is recognized. The scenes of care that were characterized by the absence of need for reciprocity and equivalence were categorized as the state of agape. This action state, although articulating mainly with integral logic, is not set and can be built as a competence; either through a reflection on the subject's production, such as the case of the family of the malnourished child, or through the production of the link related to the longitudinality of care and the proximity of people's existential territories, favored by the registration model of ESF. In this case, the user's evaluation was not based on a standardization of a way of being or living, but on the universalization of access to the possibilities of a good living.
Palavras-chave: Cuidado
Ágape
Poder
Integralidade
Subjetividade
Care
Care and biomedicine
Family health strategy
Integrality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Sociologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19745
Data do documento: 13-Dez-2019
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia

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