Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1974
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Phamella Larisa da Silva-
dc.date.accessioned2017-09-06T13:40:09Z-
dc.date.available2017-01-17-
dc.date.available2017-09-06T13:40:09Z-
dc.date.issued2016-11-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1974-
dc.description.abstractThe present work seeks to analyze the presence of the toy in the routine of Infant Education, what its role in child learning and development. It is very important that the toy is inserted in the child's daily life; The same is linked to the joke, since it is in the act of playing that we use the toy, whether in the school or family environment. With this, a case study was carried out at an institution in the city of João Pessoa, State of Paraíba, with the intention of identifying how the toy is used and what pedagogical proposals are promoted by the educators in the act of playing. We analyzed data collected on the basis of the main documents that constitute Infant Education, as well as through a research based on the theoretical foundations of authors such as: Gilles Brougère, Janet R. Moyles, Lucymary Andrade, Miriam Abromovay, Sonia Kramer, Tizuko M. Kishimoto , among others. . It is joking that the child gives meaning to their world and develops a meaningful learning, feeling through the act of autonomous and independent play, inserting itself in the society like active subject of rights. The result of the research indicates that the time spent playing in the school environment is short and limited by the busy routine assigned to the students; The quality and quantity of the toy are also very important points for the accomplishment of a significant play, although the devaluation of the act of playing by education professionals is remarkable.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-09-06T13:40:09Z No. of bitstreams: 1 PLSO17012017: 723515 bytes, checksum: ac967078c9c3d238a1f95aa5d71e947e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-06T13:40:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PLSO17012017: 723515 bytes, checksum: ac967078c9c3d238a1f95aa5d71e947e (MD5) Previous issue date: 2016-11-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeirapt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleA presença do brinquedo na rotina da educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Nádia Jane de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1466972724477965pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca analisar a presença do brinquedo na rotina da Educação Infantil, qual o papel do mesmo na aprendizagem e desenvolvimento infantil. É de suma importância que o brinquedo esteja inserido no cotidiano da criança; o mesmo está atrelado à brincadeira, já que é no ato de brincar que utilizamos o brinquedo, seja no ambiente escolar ou familiar. Com isso foi realizado um estudo de caso em uma instituição na cidade de João Pessoas, no Estado da Paraíba, com a intenção de identificar como o brinquedo é utilizado e quais as propostas pedagógicas promovidas pelos educadores no ato de brincar. Analisamos os dados coletados com bases nos principais documentos que constituem a Educação Infantil, bem como através de uma pesquisa alicerçada nos fundamentos teóricos de autores como: Gilles Brougère, Janet R. Moyles, Lucymary Andrade, Miriam Abromovay, Sonia Kramer, Tizuko M. Kishimoto, entre outros. . É brincando que a criança dá significado ao seu mundo e desenvolve uma aprendizagem significativa, sentindo-se através do ato de brincar autônomo e independente, inserindo-se na sociedade como sujeito ativo de direitos. O resultado da pesquisa aponta que o tempo destinado ao brincar no ambiente escolar é curto e limitado pela rotina atarefada atribuída aos educandos; a qualidade e quantidade do brinquedo também são pontos importantíssimos, para a realização de um brincar significativo, apesar de ser notável a desvalorização do ato de brincar pelos profissionais da educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PLSO17012017706,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.