Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1976
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima Filho, Carlos Albino de-
dc.date.accessioned2017-09-06T14:34:38Z-
dc.date.available2017-01-23-
dc.date.available2017-09-06T14:34:38Z-
dc.date.issued2016-08-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1976-
dc.description.abstractThis work was built from studies (theoretical and methodological) in the field of use of some games as a pedagogical support in the process of teaching and learning of mathematics. We set the objective of analyzing the contribution of systematic work with games in teaching mathematics, experiencing activities sequences, including problem solving and discussion of students' difficulties. We seek to define the term game highlighting its importance as a resource in math classes. In addition, we present a discussion of the additive field involving the addition and subtraction operations, as discussed here explored games such content. In the methodology, we present two sets applied in the 5th year of elementary class, and problem solving activities directed to them. We conclude the work highlighting the existing potential in the conduct of the syllabus we work for the teaching of mathematics, through the mediation games. We realized a placement by the students about the willingness and desire to participate in activities, learning more nimbleness for his emotional state of joy and happiness, occurring an interest in learning from them.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-09-06T14:34:38Z No. of bitstreams: 1 CALF23012017: 660195 bytes, checksum: 036dfe3056e8e8944ef4b2aaaa1c8583 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-06T14:34:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CALF23012017: 660195 bytes, checksum: 036dfe3056e8e8944ef4b2aaaa1c8583 (MD5) Previous issue date: 2016-08-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino - matemáticapt_BR
dc.subjectCampo aditivopt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectLúdico - jogos matemáticospt_BR
dc.titleUtilizando o jogo na matemática para uma aprendizagem significativapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Azeredo, Maria Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0309471026419288pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho foi construído a partir de estudos (teóricos e metodológicos) no campo da utilização de alguns jogos como apoio pedagógico necessário no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Traçamos como finalidade analisar a contribuição de um trabalho sistemático com jogos no ensino de Matemática, vivenciando sequências de atividades, abrangendo a resolução de problemas e a discussão sobre as dificuldades dos alunos. Procuramos definir o termo jogo evidenciando sua importância como recurso nas aulas de matemática. Além disso, apresentamos uma discussão sobre o campo aditivo que envolve as operações de adição e subtração, visto que os jogos exploraram tais conteúdos. Na metodologia, apresentamos dois jogos aplicados em turma de 5oano do Fundamental, e atividades de resolução de problemas a eles direcionadas. Concluímos o trabalho evidenciando a potencialidade existente na condução dos conteúdos programáticos a qual trabalhamos para o ensino da matemática, através da mediação por jogos. Percebemos um posicionamento por parte dos alunos quanto à disposição e desejo de participar das atividades, aprendendo com maior desenvoltura por lhe serem apresentada uma nova forma de aprendizagem que não a convencional, ocorrendo um interesse pela aprendizagem por parte dos mesmos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CALF23012017644,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.