Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19787Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | OLIVEIRA, TAMMARA THAÍS DE SOUSA | - |
| dc.date.accessioned | 2021-03-22T15:14:53Z | - |
| dc.date.available | 2021-03-22T15:14:53Z | - |
| dc.date.issued | 2021-03-01 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19787 | - |
| dc.description.abstract | Webcomics or online comics, comics published on the Internet, are a form of narrative that uses linguistic and imaginary resources to tell stories in which everyday scenes and their relations with the plurality of cultures and identities are recurrent themes. The Covid-19 pandemic and the resulting social events brought about significant changes in various areas of society's daily life. One of them was work, which became remote for some people due to social isolation. However, according to gender, race, and class issues, these changes affected people differently. This research has its object of study webcomics broadcast on social networks that address the theme of work during the pandemic as the central theme. To this end, studies in Multimodality and Critical Discourse Analysis were used, based on concepts and categories of analysis of the Grammar of Visual Design of Kress and van Leeuwen (2006), as well as the three-dimensional model proposed by Fairclough (2015 [1989], 1995) and intersectionality studies (AKOTIRENE, 2019; CRENSHAW, 1991; COLLINS; BILGE, 2016). Through the multimodal resources used in webcomics, it was possible to discuss representations about work in the pandemic. Furthermore, the importance of critical reading for our society was highlighted, primarily through multi-tooling practices, to enable people to become increasingly aware of the way specific texts build particular representations from varied semiotic resources. The results indicate that, through webcomics, it was possible to represent aspects of remote and face-to-face work realities, taking into account intersectional elements, such as race, gender, and class, revealing how the covid-19 pandemic did not reach everyone in the same way. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2021-03-22T15:14:53Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TAMMARA THAIS DE SOUSA OLIVEIRA_versão final.pdf: 3616040 bytes, checksum: 2f0d2173628fde286f8c191ad7445b4e (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-03-22T15:14:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TAMMARA THAIS DE SOUSA OLIVEIRA_versão final.pdf: 3616040 bytes, checksum: 2f0d2173628fde286f8c191ad7445b4e (MD5) Previous issue date: 2021-03-01 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | multimodalidade | pt_BR |
| dc.subject | análise crítica do discurso | pt_BR |
| dc.subject | interseccionalidade | pt_BR |
| dc.subject | pandemia | pt_BR |
| dc.subject | webcomics | pt_BR |
| dc.title | O TRABALHO NA PANDEMIA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO MULTIMODAL DE WEBCOMICS | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Bezerra, Fábio Alexandre Silva | - |
| dc.description.resumo | Webcomics ou quadrinhos online, histórias em quadrinhos veiculadas pela Internet, são uma forma de narrativa que emprega recursos linguísticos e imagéticos para contar histórias nas quais cenas cotidianas e suas relações com a pluralidade de culturas e identidades são temas recorrentes. A pandemia da Covid-19 e os acontecimentos sociais dela decorrentes trouxeram significativas mudanças em diversas áreas do cotidiano da sociedade. Um delas foi o trabalho, que, devido à necessidade de isolamento social, passou a ser remoto para algumas pessoas. Contudo, essas mudanças atingiram as pessoas de diferentes formas, de acordo com questões de gênero, raça e classe. A presente pesquisa tem como objeto de estudo webcomics veiculadas nas redes sociais que abordam o trabalho na pandemia como tema principal. Para tal, fez-se uso de estudos em Multimodalidade e Análise Crítica do Discurso, a partir de conceitos e categorias de análise da gramática visual de Kress e van Leeuwen (2006), bem como do modelo tridimensional proposto por Fairclough (2015[1989], 1995) e dos estudos da interseccionalidade (AKOTIRENE, 2019; CRENSHAW, 1991; COLLINS; BILGE, 2016). Por meio dos recursos multimodais utilizados nas webcomics, foi possível tecer discussões acerca das representações sobre o trabalho na pandemia. Ademais, foi destacada a importância da leitura crítica para a nossa sociedade, em especial por meio de práticas de multiletramentos, a fim de capacitar as pessoas para que estejam cada vez mais conscientes da maneira como textos específicos constroem representações particulares a partir de recursos semióticos variados. Os resultados indicam que, por meio das webcomics, foi possível representar aspectos das realidades do trabalho, em suas modalidades remota e presencial, levando em consideração aspectos interseccionais, tais como raça, gênero e classe, revelando como a pandemia da covid-19 não atingiu todo mundo da mesma forma. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Estrangeiras Modernas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TAMMARA THAIS DE SOUSA OLIVEIRA_versão final.pdf | 3,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
