Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19794
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOLIVEIRA, JOSÉ ALVES DE-
dc.date.accessioned2021-03-22T15:27:04Z-
dc.date.available2021-03-22T15:27:04Z-
dc.date.issued2021-03-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19794-
dc.description.abstractThis academic research, based on an academic and political position, that aims the importance of the values of a democratic society, is a response to attempts to annihilate and silence the LGBTQIA+ community. Investigating the past of gay men’s representations in cinema, we established the effects of such representations on this part of the community and reinforced the importance of fair representations for the realization of a full existence. The general objective of this research is to analyze gay male representations of the movie Tatuagem (2013), aligned with this general focus, we have as specific objectives: to briefly review the history of gay representations in cinema seeking to understand the criticisms and demands from the LBGBTQIA+ community, critically analyze gay male representations in Tatuagem and identify whether such representations reinforce or challenge defamatory stereotypes and controlling images. In this academic research we have developed an investigation based on Fairclough’s three-dimensional model (2015 [1989]) for Critical Discourse Analysis (ACD) and the concept of controlling images proposed by Collins (2019), of gay men’s representations presents in the film Tatuagem directed by Hilton Lacerda. In order to arrange our research, we first research national films that had gay individuals as protagonists and at the same time had achieved considerable public and critical success, as a result we found the production Tatuagem. General results demonstrate how, through discursive and semiotic resources, the image of gay men was associated with several negative and dehumanizing stereotypes. However, there is a tendency to disrupt the past of representations with controlling images and offensive stereotypes as evidenced in the research.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2021-03-22T15:27:04Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JOSE ALVES DE OLIVEIRA_versão final.pdf: 1132540 bytes, checksum: 39dca3af2ad9294622d8ead13274883b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-22T15:27:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JOSE ALVES DE OLIVEIRA_versão final.pdf: 1132540 bytes, checksum: 39dca3af2ad9294622d8ead13274883b (MD5) Previous issue date: 2021-03-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLGBTQIA+pt_BR
dc.subjectAnálise Crítica do Discursopt_BR
dc.subjectImagens de Controlept_BR
dc.subjectImagens de Controlept_BR
dc.titleOS HOMENS DO CHÃO DE ESTRELAS: INVESTIGANDO AS REPRESENTAÇÕES GAYS MASCULINAS EM TATUAGEM, DE HILTON LACERDApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Bezerra, Fábio Alexandre Silva-
dc.description.resumoEsta pesquisa, a partir de um posicionamento acadêmico e político, que preza pelos valores de uma sociedade democrática, é uma resposta às tentativas de aniquilação e silenciamento da comunidade LGBTQIA+. Buscando investigar o passado de representações de homens gays no cinema, estabelecemos os efeitos de tais representações nesta parcela da comunidade e reforçamos a importância de representações justas para a efetivação de uma existência plena. O objetivo geral dessa pesquisa consiste em analisar representações gays masculinas do filme Tatuagem (2013), alinhados a esse foco geral, temos como objetivos específicos: revisar brevemente o histórico das representações gays no cinema buscando entender as críticas e as demandas por parte da comunidade LBTQIA+, analisar criticamente as representações gays masculinas em Tatuagem e identificar se tais representações reforçam ou desafiam estereótipos difamatórios e imagens de controle. Nesta pesquisa, desenvolvemos uma investigação, com base no modelo tridimensional de Fairclough (2015[1989]) para Análise Crítica do Discurso (ACD) e no conceito de imagens de controle proposto por Collins (2019), das representações gays masculinas presentes no filme Tatuagem, de Hilton Lacerda. Para a realização da pesquisa, primeiramente buscamos filmes nacionais que tivessem como protagonistas indivíduos gays e, ao mesmo tempo, tivessem alcançado considerável sucesso de público e crítica, chegamos à produção Tatuagem dirigida por Hilton Lacerda. Com o filme selecionado, iniciamos a análise dos sujeitos gays representados. Resultados gerais demonstram como, através de recursos discursivos e semióticos, a imagem do homens gay foi associada a diversos estereótipos negativos e desumanizadores. Contudo, há uma tendência de rompimento com o passado de representações fortemente carregadas em imagens de controle e tais estereótipos, como evidenciado na pesquisapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSE ALVES DE OLIVEIRA_versão final.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons