Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19797
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBENTO, ANNA MARIA DE SOUSA-
dc.date.accessioned2021-03-22T15:33:24Z-
dc.date.available2021-03-22T15:33:24Z-
dc.date.issued2021-03-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19797-
dc.description.abstractThe present days has brought a growing demand for new teaching approaches, considering that it presents new meanings of communication and access to information. It is in this context that Digital Information and Communication Technologies (DICT) are being included in the educational area, having even become a frequent research theme in investigations that highlight their uses for promoting autonomy. Therefore, this work’s general objective is to discuss the state of the art regarding the use of DICT as a didactic resource in foreign language classes and its specific objectives are to compare how the analyzed articles are structured in terms of research design, to describe the main results of research of each article and to identify the main contributions of the use of DICT for the development of the autonomy in the context of foreign language teaching. For this work, were chosen seven academic articles selected in the CAPES Journal Portal, which address the theme of the use of DICT in language teaching, putting together quantitative as well as qualitative data that reveal information about teaching practices and expectations of students and teachers on the topics covered. With the information obtained, a chart was produced with five columns regarding the theoretical foundation, methodology, objectives, results and context, with the objective of better organizing the information on each of the seven articles selected for the production of this work. The general results indicate the importance of using this methodological resource in the teaching of foreign languages, considering that technologies can assist in promoting autonomy in addition to contributing in other ways to knowledge acquisition.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2021-03-22T15:33:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) ANNA MARIA DE SOUSA BENTO_versão final.pdf: 522145 bytes, checksum: e867cd62248230c27041bfe467c9b784 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-22T15:33:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) ANNA MARIA DE SOUSA BENTO_versão final.pdf: 522145 bytes, checksum: e867cd62248230c27041bfe467c9b784 (MD5) Previous issue date: 2021-03-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTDICpt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectLínguas estrangeiraspt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.titleO PAPEL DAS TDIC NO DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Bezerra, Fábio Alexandre Silva-
dc.description.resumoA atualidade trouxe consigo uma demanda crescente de novas abordagens de ensino- aprendizagem-aprendizagem, considerando que esta apresenta novos meios de comunicação e de acesso à informação. É nesse contexto que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) estão sendo incluídas no campo da educação, tendo se tornado, inclusive, frequente tema de pesquisa em investigações que evidenciam seus usos para promoção da autonomia. Portanto, este trabalho tem como objetivo geral discutir o estado da arte no que concerne o uso das TDIC como recurso didático nas aulas de língua estrangeira e tem como objetivos específicos comparar como os artigos descritos se estruturam em termos de design de pesquisa, descrever os principais resultados de pesquisa de cada artigo e identificar as principais contribuições do uso das TDIC para o desenvolvimento da autonomia no contexto de ensino- aprendizagem de língua estrangeira. Para este trabalho foram escolhidos sete artigos acadêmicos selecionados no Portal de Periódicos CAPES, que abordam a temática do uso das TDIC no ensino-aprendizagem-aprendizagem de idiomas, reunindo dados quantitativos, bem como qualitativos que revelam informações sobre práticas de ensino-aprendizagem e expectativas de alunos/as e professores/as sobre os temas abordados. Com as informações obtidas, uma tabela foi produzida com cinco colunas referentes a fundamentação teórica, metodologia, objetivos, resultados e contexto, com o objetivo de melhor organizar as informações sobre cada um dos sete artigos selecionados para a produção desse trabalho. Os Resultados gerais indicam a importância da utilização desse recurso metodológico no ensino- aprendizagem de línguas estrangeiras, considerando que as tecnologias podem auxiliar na promoção da autonomia além de contribuir de outras formas para aquisição de conhecimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANNA MARIA DE SOUSA BENTO_versão final.pdf509,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons