Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19807
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Luiz Geraldo da-
dc.date.accessioned2021-03-22T16:12:11Z-
dc.date.available2021-03-14-
dc.date.available2021-03-22T16:12:11Z-
dc.date.issued2019-08-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19807-
dc.description.abstractIn this paper, based on the study of proportional reasoning and its development, within a constructivist view of the educational process and using as main references Gérard Vergnaud's Theory of Conceptual Fields and the work of The Rational Number Project, we created a virtual book with 13 applications (9 of which are presented and discussed here), developed using Geogebra software, which aim to contribute in the educational work in the development of proportional reasoning. We cover a range of different types of problems (missing value, comparison, enlargement / reduction, and part: part: whole problems); problems that could employ different resolution strategies and use both integer and rational numbers in their decimal or fractional form; quantitative and qualitative problems; with the use of continuous or discrete quantities; problems that used the most different types of representations, such as tables, graphs, algebraic expressions, technical mathematical language or even usual language. This set of applications, which is still in development, is intended as another motivating and efficient tool in our educational action in mathematics.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2021-03-14T14:10:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LuizGeraldoDaSilva_Dissert.pdf: 8407057 bytes, checksum: 1a70d813767c16dc76fe958ccd4b3b77 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-03-22T16:12:11Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LuizGeraldoDaSilva_Dissert.pdf: 8407057 bytes, checksum: 1a70d813767c16dc76fe958ccd4b3b77 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-22T16:12:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LuizGeraldoDaSilva_Dissert.pdf: 8407057 bytes, checksum: 1a70d813767c16dc76fe958ccd4b3b77 (MD5) Previous issue date: 2019-08-30en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGeogebrapt_BR
dc.titleO uso do Geogebra no trabalho pedagógico de desenvolvimento do raciocínio proporcionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Bruno Henrique Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9043204013012953pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3036789042501718pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, a partir do estudo sobre o raciocínio proporcional e seu desenvolvimento, dentro de uma visão construtivista do processo educativo e tomando como principais referências a Teoria dos Campos Conceituais, de Gérard Vergnaud e os trabalhos do The Rational Number Project, criamos um livro virtual com, atualmente, 13 aplicativos (dos quais 9 são aqui apresentados e discutidos), elaborados com o software Geogebra, que visam contribuir no trabalho educacional para o desenvolvimento do raciocínio proporcional. Nesta dissertação procuramos cobrir uma gama de diferentes tipos de problemas (problemas de valor omisso, de comparação, problemas de ampliação/redução e do tipo parte:parte:todo); problemas nos quais se pudessem empregar diferentes estratégias de resolução que se utilizassem tanto de números inteiros quanto racionais, na sua forma decimal ou fracionária; problemas de caráter quantitativo e também qualitativo; com o uso de grandezas contínuas ou discretas; problemas que usassem os mais diferentes tipos de representações, quais sejam tabelas, gráficos, expressões algébricas, linguagem técnica matemática ou mesmo a linguagem usual. Este conjunto de aplicativos, ainda em construção, se pretende mais uma ferramenta motivadora e eficiente na nossa ação educativa com a matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LuizGeraldoDaSilva_Dissert.pdf8,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons