Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19837
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFREITAS, MATHEUS PEREIRA DE-
dc.date.accessioned2021-03-26T01:04:48Z-
dc.date.available2021-03-26T01:04:48Z-
dc.date.issued2021-03-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19837-
dc.description.abstractVenturulosly undulating, like hegemonic meanings that circumvent the desire, supposed manifestation or intention of a will, end upp distorting the true dialectic of its imprecise ordering. In reality, as na indelible architecture of human existence, desire materializes its itentions on the border between the real and the fantastical, in what is beyond the control of the conscious. Thus admitting the most unusual and imprecise corollaries that fantasy could aim for, we are faced with a fictional aesthetic that representes the breakdown between the possible and the impossible, transgressiong the very limited reality: fantastic literature. In this way, breathtaking by the factual constructions of fantastic aesthetics, existing since the 18th century, as well as, supported by the psychoanalytic postulates of Sigmund Freud (1856-1939), who has a lot say about a paradoxical dialectic of human desire, the presente work will take the vibrant petticoats of the first great name of the brazilian fantastic, the writer Murilo Rubião (1916- 1991). Thus, analyzing two short stories by the author, Bárbara (1947) and Petúnia (1974), we will seek the phantasmatic and fugitive poetry of desire that, raised by the diagrams of the unnameable, can challenge its spectral structure. Therefore, our research was founded mainly on the Works of Freud (1900; 1919; 1920), Rancière (2001), Todorov (1970), Roas (2013) e Schwartz (1981).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2021-03-26T01:04:48Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) MATHEUS PEREIRA DE FREITAS_versão final.pdf: 1100561 bytes, checksum: aeff125fde5d5bb457d42ddd21d47170 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-26T01:04:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) MATHEUS PEREIRA DE FREITAS_versão final.pdf: 1100561 bytes, checksum: aeff125fde5d5bb457d42ddd21d47170 (MD5) Previous issue date: 2021-03-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesejopt_BR
dc.subjectLiteratura fantásticapt_BR
dc.subjectMurilo Rubiãopt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.titleDA BÁRBARA COMPLACÊNCIA DE THANATOS À FUNESTA GENEALOGIA DAS PETÚNIAS: A FANTÁSTICA ESCAVAÇÃO DO DESEJO NA CONTÍSTICA DE MURILO RUBIÃOpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Hermano de França-
dc.description.resumoVenturosamente ondulante, as significações hegemônicas que contornam o desejo, suposta manifestação ou intenção de uma vontade, acabam por distorcer a verdadeira dialética de sua imprecisa ordenação. Na realidade, como arquitetura indelével da existência humana, o desejo materializa seus intentos na fronteira entre o real e o fantasmático, naquilo que foge ao controle do consciente. Com isso, admitindo os corolários mais insólitos e imprecisos que a fantasia poderia almejar, deparamo-nos com uma estética ficcional que representa o desarranjo entre o possível e o impossível, transgredindo a própria realidade limitante: a literatura fantástica. Deste modo, arquejados pelas construções fáusticas da estética fantástica, existente desde o século XVIII, bem como, amparados pelos postulados psicanalíticos de Sigmund Freud (1856- 1939), que muito tem a dizer sobre a dialética paradoxal do desejo humano, o presente trabalho enveredará pelas anáguas pujantes do primeiro grande nome do fantástico à brasileira, o escritor Murilo Rubião (1916-1991). Assim, analisando dois contos do autor mineiro, Bárbara (1947) e Petúnia (1974), buscar-nos-emos a poética fantasmática e fugitiva do desejo que, alçado pelas diagramaturas do inominável, pode desafiar sua estruturação espectral. Para tanto, nossa pesquisa fora fundamentada, principalmente, pelos de trabalhos de Freud (1900; 1919; 1920), Rancière (2001), Todorov (1970), Roas (2013) e Schwartz (1981).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATHEUS PEREIRA DE FREITAS_versão final.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons