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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19839
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, REJANE CAVALCANTE DA-
dc.date.accessioned2021-03-26T01:12:12Z-
dc.date.available2021-03-26T01:12:12Z-
dc.date.issued2021-03-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19839-
dc.description.abstractArgumentation is part of the human and is present in the way we interact through orality and writing. In this sense, taking into account the importance of the school, in the role of agent providing linguistic and social skills, this work aims at the importance of the Argumentative Operators for textual production, analyzing if and how these linguistic resources are explored in the Language Portuguese, destined for the 3rd of High School and used in the Paraíba state school system. The selected corpus is part of the collection: Contemporary Portuguese - Dialogue, Reflection and Use (CEREJA; VIANNA; DAMIEN, 2016), approved by the National Textbook Program (PNLD, 2016), and is in force this year. We justify the choice of as the corpus to be analyzed, as it is a material widely used in schools, allowing us to analyze its importance for the teaching of Portuguese, but specifically for the training of high school students. The corpus of analysis of this research consists of three activities related to the axis of text production, which allows us to obtain a scenario of how the argumentative operators are explored in Portuguese-speaking activities. To this end, this work supports the analysis based on the theoretical contribution of Abreu (2000), Brazil (1999), Koch (2010, 2011, 2017), Elias (2017), Barbisan (2013), Terciotti (2016) and Marcuschi (2015). In summary, this research sought to observe how operators are approached in activities, more precisely in the 3rd high school, through the selected corpus, it is possible to verify that even being present in some activities, it does not cover the needs, which would be pertinent, for the training of high school students. In this aspect, the research demonstrates its importance for the knowledge of the educational practices established from the use of, mainly with regard to the development of the skills of textual argumentation.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2021-03-26T01:12:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) REJANE CAVALCANTE DA SILVA_versão final.pdf: 991775 bytes, checksum: cbb711e4e86253fc099c4b752f4f81f2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-26T01:12:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) REJANE CAVALCANTE DA SILVA_versão final.pdf: 991775 bytes, checksum: cbb711e4e86253fc099c4b752f4f81f2 (MD5) Previous issue date: 2021-03-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino de Língua Portuguesapt_BR
dc.subjectOperadores argumentativospt_BR
dc.titleANÁLISE DOS OPERADORES ARGUMENTATIVOS NO LIVRO DIDÁTICO DO 3o ANO DO ENSINO MÉDIOpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, José Wellisten Abreu de-
dc.description.resumoA argumentação faz parte do ser humano e está presente na maneira como interagimos por meio da oralidade e da escrita. Nesse sentido, levando em consideração a importância da escola, no papel de agente provedor de habilidades linguísticas e sociais, objetiva-se neste trabalho discutir a importância dos Operadores Argumentativos para a produção textual, analisando se e como esses recursos linguísticos são explorados no LD de Língua Portuguesa, destinado ao 3o do Ensino Médio e utilizado na rede estadual de ensino da Paraíba. O corpus selecionado faz parte da coleção: Português Contemporâneo – Diálogo, Reflexão e Uso (CEREJA; VIANNA; DAMIEN, 2016), aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD, 2016), e está vigente no presente ano. Justificamos a escolha LD por se tratar de um material de ampla utilização nas escolas, nos permitindo analisar sua importância para o ensino de Língua Portuguesa, mais especificamente para a formação dos alunos do ensino médio. O corpus de análise desta pesquisa é composto por quatro atividades relativas ao eixo da produção de texto, que nos permite obter um cenário de como os operadores argumentativos são explorados nas atividades de Língua Portuguesa. Para tanto, este trabalho fundamenta a análise a partir do aporte teórico de Abreu (2000), Brasil (1999), Koch (2010, 2011, 2017), Elias (2017), Barbisan (2013), Terciotti (2016) e Marcuschi (2015). Em síntese, esta pesquisa buscou observar como os operadores são abordados nas atividades do LD, mais precisamente no 3o ensino médio. Por meio do corpus selecionado foi possível verificar que mesmo tais recursos estando presentes em algumas atividades, a abordagem não abrange as necessidades que seriam pertinentes para a formação do aluno de nível médio. Nesse aspecto, a pesquisa demonstra sua importância para o conhecimento das práticas educacionais estabelecidas a partir do uso do LD, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento das habilidades de argumentação textual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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