Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19839| Tipo: | TCC |
| Título: | ANÁLISE DOS OPERADORES ARGUMENTATIVOS NO LIVRO DIDÁTICO DO 3o ANO DO ENSINO MÉDIO |
| Autor(es): | SILVA, REJANE CAVALCANTE DA |
| Primeiro Orientador: | Souza, José Wellisten Abreu de |
| Resumo: | A argumentação faz parte do ser humano e está presente na maneira como interagimos por meio da oralidade e da escrita. Nesse sentido, levando em consideração a importância da escola, no papel de agente provedor de habilidades linguísticas e sociais, objetiva-se neste trabalho discutir a importância dos Operadores Argumentativos para a produção textual, analisando se e como esses recursos linguísticos são explorados no LD de Língua Portuguesa, destinado ao 3o do Ensino Médio e utilizado na rede estadual de ensino da Paraíba. O corpus selecionado faz parte da coleção: Português Contemporâneo – Diálogo, Reflexão e Uso (CEREJA; VIANNA; DAMIEN, 2016), aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD, 2016), e está vigente no presente ano. Justificamos a escolha LD por se tratar de um material de ampla utilização nas escolas, nos permitindo analisar sua importância para o ensino de Língua Portuguesa, mais especificamente para a formação dos alunos do ensino médio. O corpus de análise desta pesquisa é composto por quatro atividades relativas ao eixo da produção de texto, que nos permite obter um cenário de como os operadores argumentativos são explorados nas atividades de Língua Portuguesa. Para tanto, este trabalho fundamenta a análise a partir do aporte teórico de Abreu (2000), Brasil (1999), Koch (2010, 2011, 2017), Elias (2017), Barbisan (2013), Terciotti (2016) e Marcuschi (2015). Em síntese, esta pesquisa buscou observar como os operadores são abordados nas atividades do LD, mais precisamente no 3o ensino médio. Por meio do corpus selecionado foi possível verificar que mesmo tais recursos estando presentes em algumas atividades, a abordagem não abrange as necessidades que seriam pertinentes para a formação do aluno de nível médio. Nesse aspecto, a pesquisa demonstra sua importância para o conhecimento das práticas educacionais estabelecidas a partir do uso do LD, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento das habilidades de argumentação textual. |
| Abstract: | Argumentation is part of the human and is present in the way we interact through orality and writing. In this sense, taking into account the importance of the school, in the role of agent providing linguistic and social skills, this work aims at the importance of the Argumentative Operators for textual production, analyzing if and how these linguistic resources are explored in the Language Portuguese, destined for the 3rd of High School and used in the Paraíba state school system. The selected corpus is part of the collection: Contemporary Portuguese - Dialogue, Reflection and Use (CEREJA; VIANNA; DAMIEN, 2016), approved by the National Textbook Program (PNLD, 2016), and is in force this year. We justify the choice of as the corpus to be analyzed, as it is a material widely used in schools, allowing us to analyze its importance for the teaching of Portuguese, but specifically for the training of high school students. The corpus of analysis of this research consists of three activities related to the axis of text production, which allows us to obtain a scenario of how the argumentative operators are explored in Portuguese-speaking activities. To this end, this work supports the analysis based on the theoretical contribution of Abreu (2000), Brazil (1999), Koch (2010, 2011, 2017), Elias (2017), Barbisan (2013), Terciotti (2016) and Marcuschi (2015). In summary, this research sought to observe how operators are approached in activities, more precisely in the 3rd high school, through the selected corpus, it is possible to verify that even being present in some activities, it does not cover the needs, which would be pertinent, for the training of high school students. In this aspect, the research demonstrates its importance for the knowledge of the educational practices established from the use of, mainly with regard to the development of the skills of textual argumentation. |
| Palavras-chave: | Argumentação Livro didático Ensino de Língua Portuguesa Operadores argumentativos |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
| Tipo de Acesso: | Acesso restrito Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19839 |
| Data do documento: | 1-Mar-2021 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| REJANE CAVALCANTE DA SILVA_versão final.pdf | 968,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
