Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19841
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGONÇALVES, RODRIGO DA SILVA-
dc.date.accessioned2021-03-26T01:17:15Z-
dc.date.available2021-03-26T01:17:15Z-
dc.date.issued2021-03-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19841-
dc.description.abstractThe present work of conclusion of the course described the proposals present in PNLD 2021, with regard to Languages and their Technologies, Portuguese Language, and the guidance perspectives present in the Common National Curricular Base - BNCC. In the text, the researcher exposes the characteristics, objects and criteria that make up the PNLD 2021, as well as the innovations proposed by these new guidelines. Regarding the purpose of this study, an analysis of the PNLD 2021, in Portuguese, is carried out, in accordance with the proposals outlined by the BNCC regarding the use of textbooks in high school in the Portuguese language discipline. The aim was to answer the question: how do the perspectives proposed by BNCC contribute to improvements in the teaching and learning process? Methodologically, the research reflected a descriptive bibliographic study with an explanatory-exploratory approach typical of qualitative studies. Regarding the results, it was seen that the most solid response established by the research was that the BNCC has as its basic proposition to combine the young people's demands, as well as the digital integration of these subjects, with the teaching and learning process, providing a more dynamic teaching and focused on the subjects' social experience, making them able to build life projects that go beyond the school space. Finally, the bibliographic references that served as a basis for the research were presented.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2021-03-26T01:17:15Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) RODRIGO DA SILVA GONCALVES_versão final.pdf: 372870 bytes, checksum: 873ac2253074b5adc51ec6a6dff14612 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-26T01:17:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) RODRIGO DA SILVA GONCALVES_versão final.pdf: 372870 bytes, checksum: 873ac2253074b5adc51ec6a6dff14612 (MD5) Previous issue date: 2021-03-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectPNLDpt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.titleAS PERSPECTIVAS PROPOSTAS PELA BNCC PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: uma análise do PNLD 2021pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra-
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso descreveu as propostas presentes no PNLD 2021, no que se refere às Linguagens e suas Tecnologias, Língua Portuguesa, e as perspectivas de orientação presentes na Base Nacional Comum Curricular – BNCC. No texto, o pesquisador expõe as características, objetos e critérios que compõem o PNLD 2021, assim como também as inovações propostas por estas novas diretrizes. A respeito do objetivo deste estudo tem-se a realização de uma análise do PNLD 2021, de língua portuguesa, em conformidade com as propostas traçadas pela BNCC quanto ao uso do livro didático no ensino médio na disciplina Língua Portuguesa. Visou-se responder à questão problema: de que maneira as perspectivas propostas pela BNCC contribuem para melhorias no processo de ensino e aprendizagem? Metodologicamente, a pesquisa refletiu um estudo bibliográfico de caráter descritivo e abordagem explicativa-exploratória próprio dos estudos qualitativos. Acerca dos resultados viu-se que a resposta mais sólida estabelecida pela pesquisa foi que a BNCC tem como proposição base aliar as novas demandas do jovem, bem como a integração digital desses sujeitos, ao processo de ensino e de aprendizagem, proporcionando um ensino mais dinâmico e focado na vivência social dos sujeitos, tornando capazes de construir projetos para vida que vão além do espaço escolar. Por fim, se apresentaram as referências bibliográficas que serviram de embasamento à pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RODRIGO DA SILVA GONCALVES_versão final.pdf364,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons