Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19844
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVENTURA, TUANNY BASTOS-
dc.date.accessioned2021-03-26T01:24:56Z-
dc.date.available2021-03-26T01:24:56Z-
dc.date.issued2021-03-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19844-
dc.description.abstractThis work has as main objective to report the experience with reading and writing activities proposed through workshops for elementary school students II, from Dom Carlos Coelho School in João Pessoa-PB. It is proposed to analyze 05 productions, emphasizing how much the student's prior knowledge and his life experience contribute to the construction of meanings and therefore reading and writing practices must be based on this.The material presented refers to the productions raised in the extension project coordinated by the teacher Eliana Esvael is carried out between 2016 and 2018. To guide our work, we used the theoretical contributions of: Antunes (2003), Koch and Elias (2006; 2009), Kleiman (2002; 2004; 2005), Soares (1998; 2004; 2008). Through the workshops, we found how much students apply in their productions as their experiences and these allows that the contact with reading and writing is more significant.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2021-03-26T01:24:56Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TUANNY BASTOS VENTURA_versão final.pdf: 921533 bytes, checksum: 83e040650670894289c10a9356ed6c02 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-26T01:24:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TUANNY BASTOS VENTURA_versão final.pdf: 921533 bytes, checksum: 83e040650670894289c10a9356ed6c02 (MD5) Previous issue date: 2021-03-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectPráticas Sociaispt_BR
dc.subjectEnsino Significativopt_BR
dc.titlePRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DE REDE PÚBLICA NA CIDADE DE JOÃO PESSOApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Esvael, Eliana Vasconcelos da Silva-
dc.description.resumoEste trabalho tem como principal objetivo relatar a experiência com atividades de leitura e de escrita propostas por meio de oficinas para alunos do ensino fundamental II, da Escola Dom Carlos Coelho em João Pessoa-PB. Determinamos como objetivos específicos: expandir os conhecimentos sobre concepção de leitura e escrita; compreender a importância do conhecimento prévio do leitor; incentivar os alunos à leitura e à escrita; e estimular a construção de práticas de leitura e escrita. Propõe-se analisar quatro produções, enfatizando o quanto o conhecimento prévio do aluno e a sua experiência de vida contribuem para a construção de sentidos e que, portanto, as práticas de leitura e de escrita devem ser embasadas nisso. O material apresentado refere-se às produções levantadas no projeto de extensão coordenado pela professora Eliana Esvael intitulado por Oficinas de saberes: construindo práticas sociais de leitura e escrita na escola e na comunidade realizado no período de 2016 a 2018. Para guiar o nosso trabalho, utilizamos os aportes teóricos de: Antunes (2003), Koch e Elias (2006; 2009), Kleiman (2002; 2004; 2005), Soares (1998; 2004; 2008). A metodologia segue a abordagem qualitativa e descritiva. Através das oficinas, constatamos o quanto os alunos aplicam em suas produções as suas vivências e que isso permitiu que o contato com a leitura e a escrita fosse mais significativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TUANNY BASTOS VENTURA_versão final.pdf899,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons