Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19844| Tipo: | TCC |
| Título: | PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DE REDE PÚBLICA NA CIDADE DE JOÃO PESSOA |
| Autor(es): | VENTURA, TUANNY BASTOS |
| Primeiro Orientador: | Esvael, Eliana Vasconcelos da Silva |
| Resumo: | Este trabalho tem como principal objetivo relatar a experiência com atividades de leitura e de escrita propostas por meio de oficinas para alunos do ensino fundamental II, da Escola Dom Carlos Coelho em João Pessoa-PB. Determinamos como objetivos específicos: expandir os conhecimentos sobre concepção de leitura e escrita; compreender a importância do conhecimento prévio do leitor; incentivar os alunos à leitura e à escrita; e estimular a construção de práticas de leitura e escrita. Propõe-se analisar quatro produções, enfatizando o quanto o conhecimento prévio do aluno e a sua experiência de vida contribuem para a construção de sentidos e que, portanto, as práticas de leitura e de escrita devem ser embasadas nisso. O material apresentado refere-se às produções levantadas no projeto de extensão coordenado pela professora Eliana Esvael intitulado por Oficinas de saberes: construindo práticas sociais de leitura e escrita na escola e na comunidade realizado no período de 2016 a 2018. Para guiar o nosso trabalho, utilizamos os aportes teóricos de: Antunes (2003), Koch e Elias (2006; 2009), Kleiman (2002; 2004; 2005), Soares (1998; 2004; 2008). A metodologia segue a abordagem qualitativa e descritiva. Através das oficinas, constatamos o quanto os alunos aplicam em suas produções as suas vivências e que isso permitiu que o contato com a leitura e a escrita fosse mais significativo. |
| Abstract: | This work has as main objective to report the experience with reading and writing activities proposed through workshops for elementary school students II, from Dom Carlos Coelho School in João Pessoa-PB. It is proposed to analyze 05 productions, emphasizing how much the student's prior knowledge and his life experience contribute to the construction of meanings and therefore reading and writing practices must be based on this.The material presented refers to the productions raised in the extension project coordinated by the teacher Eliana Esvael is carried out between 2016 and 2018. To guide our work, we used the theoretical contributions of: Antunes (2003), Koch and Elias (2006; 2009), Kleiman (2002; 2004; 2005), Soares (1998; 2004; 2008). Through the workshops, we found how much students apply in their productions as their experiences and these allows that the contact with reading and writing is more significant. |
| Palavras-chave: | Leitura Escrita Práticas Sociais Ensino Significativo |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19844 |
| Data do documento: | 1-Mar-2021 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TUANNY BASTOS VENTURA_versão final.pdf | 899,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
