Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19848
Tipo: | TCC |
Título: | Orgânix: uma proposta de jogo didático como ferramenta auxiliar no ensino de funções orgânicas |
Autor(es): | Dutra, Thalisson Firmo |
Primeiro Orientador: | Fiss, Gabriela Fehn |
Resumo: | O presente trabalho fundamenta-se em apresentar as contribuições dos jogos didáticos como uma estratégia metodológica no processo de ensino-aprendizagem em Química, uma vez que várias pesquisas evidenciam dificuldades na apropriação e construção do conhecimento dos conteúdos da disciplina por parte dos alunos da educação básica, mostrando a necessidade do desenvolvimento de metodologias didático-pedagógicas alternativas. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a utilização do jogo de cartas intitulado “Orgânix” como estratégia metodológica, a fim de despertar o interesse e promover motivação nos alunos para a aprendizagem do conteúdo de funções orgânicas (oxigenadas, nitrogenadas, sulfuradas e halogenadas). O estudo foi desenvolvido com duas turmas de 3º ano do Ensino Médio, de uma escola estadual de ensino integral e técnico da cidade de João Pessoa-PB, cujas turmas haviam estudado em momentos anteriores o conteúdo de funções orgânicas, totalizando 38 alunos. A análise de questionários semiabertos, aplicados antes e após a execução do jogo com os alunos, garantiu a obtenção de dados que corroboram com a conclusão de que ao ser executado em sala de aula, o jogo didático Orgânix favoreceu a socialização e a motivação. Observou-se uma interação mais próxima entre os alunos e o professor, aumentando o caráter cooperativo entre os participantes, resultado do clima de entusiasmo e diversão do jogo no envolvimento e comprometimento dos alunos em sua execução. No processo educativo, o jogo didático Orgânix se caracterizou como ferramenta auxiliar no ensino, usado como uma estratégia metodológica que facilita a aprendizagem do conteúdo de funções orgânicas. |
Abstract: | The present paper is substantiated on presenting the contributions of didactic games as a methodological strategy in the teaching-learning process in Chemistry, since several studies evidence difficulties in the appropriation and construction of knowledge of the contents of the subject on the part of students of basic education, showing the need for the development of alternative didactic-pedagogical methodologies. The objective of this research was to evaluate the use of the card game entitled "Orgânix" as a methodological strategy, in order to arouse the interest and promote motivation in the students to learning the content of organic functions (oxygenated, nitrogenous, sulfurized and halogenated).The study was developed with two 3° year High School classes, from a state school of integral and technical education in the city of João Pessoa-PB, whose classes had previously studied the content of organic functions, totaling 38 students. The analysis of semi-open questionnaires, applied before and after the game execution with the students, guaranteed to obtain data that corroborate the conclusion that when executed in the classroom, the didactic game Orgânix favored socialization and motivation. It was observed a closer interaction between the students and the teacher, increasing the cooperative character among the participants, resulting from the climate of enthusiasm and fun of the game in the involvement and commitment of the students in its execution. In the educational process, the Orgânix didactic game was characterized as an auxiliary tool in teaching, used as a methodological strategy that facilitates the learning of the content of organic functions. |
Palavras-chave: | Funções orgâniicas Orgânix - Jogo didático Ensino de química |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Química |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19848 |
Data do documento: | 10-Out-2019 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TFD26032021.pdf | 1,77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.