Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19859
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Haryson Alves de-
dc.date.accessioned2021-03-26T18:46:23Z-
dc.date.available2019-12-17-
dc.date.available2021-03-26T18:46:23Z-
dc.date.issued2018-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19859-
dc.description.abstractFrom the study of the production of newsgames, online interactive games derived from news or real events, such as practices of multiplatform journalism, we intend to detect similar characteristics between the spheres of information and entertainment, in this case, journalism and games, as a sign of new possibilities in the elaboration of journalistic materials and narratives. From this clipping, three news games were selected; “GetBadNews”, “Playspent” and “#Hacked”, from which trends, technologies and concepts that, aided by aspects of digital journalism, also called webjournalism, will not only supplant the idea that newsgames are examples of a transmissive journalism, as Canavilhas points out (2013), but also to be able to reflect on new narrative paths for the development of these products, which, despite being audiovisual, communicate from the creation of contexts in which the web user can immerse and perform different from that used by other traditional audiovisual media. Therefore, this research intends to indicate that the characteristics used in the entertainment narratives, inserted in the context of the culture of convergence, can also represent different ways of constructing the journalistic narrative, which is interactive and participatory in communication.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Adriana Cardoso (adriana@biblioteca.ufpb.br) on 2021-03-15T23:22:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HarysonAlvesDeSouza_Dissert.pdf: 3323523 bytes, checksum: 22874f8336113991b83391274950a2c0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-03-26T18:46:23Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HarysonAlvesDeSouza_Dissert.pdf: 3323523 bytes, checksum: 22874f8336113991b83391274950a2c0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-26T18:46:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HarysonAlvesDeSouza_Dissert.pdf: 3323523 bytes, checksum: 22874f8336113991b83391274950a2c0 (MD5) Previous issue date: 2018-12-12en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectNewsgamespt_BR
dc.subjectJornalismo transmídiapt_BR
dc.subjectWebjornalismopt_BR
dc.subjectProdutos multiplataformapt_BR
dc.subjectInfoentretenimentopt_BR
dc.subjectTransmedia journalismpt_BR
dc.subjectWeb journalismpt_BR
dc.subjectMultiplatform productspt_BR
dc.subjectInfotainmentpt_BR
dc.titleNewsgame como produto da narrativa jornalística transmidiáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Olga Maria Tavares da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3654856659579727pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8276758030804415pt_BR
dc.description.resumoA partir do estudo da produção dos newsgames, jogos interativos online derivados de notícias ou de fatos reais, como práticas do jornalismo multiplataforma, pretende-se detectar características semelhantes entre as esferas da informação e do entretenimento, neste caso, do jornalismo e dos games, como sinal de novas possibilidades na elaboração de materiais e narrativas jornalísticas. A partir deste recorte, foram selecionados três jogos noticiosos; “GetBadNews”, “Playspent” e “#Hacked”, a partir dos quais serão observadas tendências, tecnologias e conceitos que, auxiliados por aspectos do jornalismo digital, também chamado aqui de webjornalismo, não apenas suplantam a ideia de que os newsgames são exemplos de um jornalismo transmidiático, como aponta Canavilhas (2013), mas também que pode-se refletir a respeito de novos caminhos narrativos para (e a partir do) o desenvolvimento desses produtos, que apesar de serem audiovisuais, comunicam a partir da criação de contextos nos quais o webusuário pode imergir e realizar algum tipo de experiência que seja de uma forma diferente da utilizada por outros meios audiovisuais tradicionais. Portanto, esta pesquisa pretende indicar que características empregadas nas narrativas de entretenimento, inseridas no contexto da cultura da convergência, também podem representar modos diversificados de se construir a narrativa jornalística, que se figura interativa e participativa na comunicação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HarysonAlvesDeSouza_Dissert.pdf3,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons