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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19859
Tipo: Dissertação
Título: Newsgame como produto da narrativa jornalística transmidiática
Autor(es): Souza, Haryson Alves de
Primeiro Orientador: Silva, Olga Maria Tavares da
Resumo: A partir do estudo da produção dos newsgames, jogos interativos online derivados de notícias ou de fatos reais, como práticas do jornalismo multiplataforma, pretende-se detectar características semelhantes entre as esferas da informação e do entretenimento, neste caso, do jornalismo e dos games, como sinal de novas possibilidades na elaboração de materiais e narrativas jornalísticas. A partir deste recorte, foram selecionados três jogos noticiosos; “GetBadNews”, “Playspent” e “#Hacked”, a partir dos quais serão observadas tendências, tecnologias e conceitos que, auxiliados por aspectos do jornalismo digital, também chamado aqui de webjornalismo, não apenas suplantam a ideia de que os newsgames são exemplos de um jornalismo transmidiático, como aponta Canavilhas (2013), mas também que pode-se refletir a respeito de novos caminhos narrativos para (e a partir do) o desenvolvimento desses produtos, que apesar de serem audiovisuais, comunicam a partir da criação de contextos nos quais o webusuário pode imergir e realizar algum tipo de experiência que seja de uma forma diferente da utilizada por outros meios audiovisuais tradicionais. Portanto, esta pesquisa pretende indicar que características empregadas nas narrativas de entretenimento, inseridas no contexto da cultura da convergência, também podem representar modos diversificados de se construir a narrativa jornalística, que se figura interativa e participativa na comunicação.
Abstract: From the study of the production of newsgames, online interactive games derived from news or real events, such as practices of multiplatform journalism, we intend to detect similar characteristics between the spheres of information and entertainment, in this case, journalism and games, as a sign of new possibilities in the elaboration of journalistic materials and narratives. From this clipping, three news games were selected; “GetBadNews”, “Playspent” and “#Hacked”, from which trends, technologies and concepts that, aided by aspects of digital journalism, also called webjournalism, will not only supplant the idea that newsgames are examples of a transmissive journalism, as Canavilhas points out (2013), but also to be able to reflect on new narrative paths for the development of these products, which, despite being audiovisual, communicate from the creation of contexts in which the web user can immerse and perform different from that used by other traditional audiovisual media. Therefore, this research intends to indicate that the characteristics used in the entertainment narratives, inserted in the context of the culture of convergence, can also represent different ways of constructing the journalistic narrative, which is interactive and participatory in communication.
Palavras-chave: Newsgames
Jornalismo transmídia
Webjornalismo
Produtos multiplataforma
Infoentretenimento
Transmedia journalism
Web journalism
Multiplatform products
Infotainment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19859
Data do documento: 12-Dez-2018
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

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