Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19870
Tipo: Tese
Título: Ferrovias, rede urbana e centralidade urbano-regional: Campina Grande e Mossoró (1907-1929)
Autor(es): Oliveira, Elizângela Justino de
Primeiro Orientador: Maia, Doralice Sátyro
Primeiro Coorientador: López, Pedro Alberto Novo
Resumo: As cidades no século XIX foram marcadas por intensas mudanças, em decorrência do crescimento populacional destas, das mudanças no campo do trabalho provocadas pelo surgimento da máquina a vapor, mas também nas relações entre as cidades promovidas pela revolução dos transportes e dos avanços das técnicas de comunicação. Todas elas impactaram diretamente na relação espaço-tempo, no processo de urbanização e por sua vez na vida urbana de alguma maneira e em alguma medida, ainda que se considere a desigualdade do processo de expansão das técnicas no espaço. Esta tese tem como objeto de estudo a Estrada de Ferro Recife ao Limoeiro, Timbaúba e ramal Campina Grande (Great Western) e a Estrada de Ferro de Mossoró, localizadas nos Estados da Paraíba e Rio Grande do Norte respectivamente, no Brasil. O principal objetivo da pesquisa foi analisar as implicações da implantação de ambas ferrovias na reestruturação da rede urbana dos referidos estados e na centralidade urbano-regional das cidades de Campina Grande-PB e Mossoró-RN, no período de 1907 a 1929. A pesquisa possui abordagem na Geografia Histórica Urbana, conforme a demarcação temporal e a condução da análise com ênfase nas seguintes fontes documentais primárias: os Relatórios dos Presidentes de Províncias e/ou dos Estados do Rio Grande do Norte e da Parahyba, Relatórios do Ministério de Viação e Obras Públicas (1893-1927), Colecção das leis do Império e da República dos Estados Unidos do Brasil (1828-1909), Estatísticas das Estradas de Ferro da União e das fiscalizadas pela União (1904-1930) e os Annuarios Estatísticos do Brazil (1908-1912). Utiliza-se ainda o recurso investigativo da comparação, a partir do qual se estabeleceu critérios para analisar a hierarquia das cidades na rede urbana formada pelas cidades que compõem as ferrovias analisadas, tais como: os entroncamentos ou bifurcações da estrada de ferro; a condição de Ponta de Trilhos; as receitas arrecadadas pelas estações, que indicam a densidade de fluxos ali existentes; o status político-administrativo do local onde se situa a estação ferroviária (cidade, vila, distrito ou povoado); população atendida por cada uma das estações; imponência arquitetônica do edifício da estação ferroviária. Foram estabelecidos ainda atributos a partir da análise documental que pudesse verificar as diferenças e semelhanças entre ambas ferrovias, a saber: a população beneficiada pela ferrovia; o número de cidades ao longo de cada uma das ferrovias ou trecho ferroviário no caso da Estrada de Ferro de Mossoró; volume do transporte de mercadorias, passageiros, bagagens e encomendas, animais e telegramas; a ferrovia é integrada a uma rede ferroviária ou é uma ferrovia independente; a ferrovia está conectada a um porto ou não; e a frequência diária dos trens. Conclui-se a partir da análise empreendida que a implantação da ferrovia nas cidades de Campina Grande e Mossoró implicou na consolidação da centralidade urbana-regional da primeira e não da segunda, bem como na reestruturação da rede urbana formada pela Estrada de Ferro Recife ao Limoeiro, Timbaúba e ramal Campina Grande pelo número de cidades interligadas, pela população atendida e volumes de mercadorias, passageiros, bagagens e telegramas transportados.
Abstract: Cities in the XIX century were marked by intense changes as a result of their population growth and from work field changes brought by the steam engine emergence, but also in the relations between cities promoted by the transport revolution and advances in communication techniques. Those changes directly affected the space-time relation, the urbanization process and the urban civilization somehow and to some degree, considering the inequality of the expansion process of techniques in space. This thesis aims to study the Great Western of Brazil’s railway line from Recife to Limoeiro and Timbaúba (all located in the state of Pernambuco, PE, Brazil) as well as the Campina Grande branch line (in the state of Paraíba, PB, Brazil) and the railway of Mossoró (in the state of Rio Grande do Norte, RN, Brazil). The main objective of this research was to analyze the implications of the implementation of both railways for the restructuring of the urban network of previously referred states and the urban-regional centrality of Campina Grande, PB, and Mossoró, RN, in the period of 1907 to 1929.Thus, the research addresses the Urban Historical Geography according to temporal demarcation and analysis conduction with emphasis on the following primary documental sources: Relatórios dos Presidentes de Províncias e/ou dos Estados do Rio Grande do Norte e da Parahyba, Relatórios do Ministério de Viação e Obras Públicas (1893-1927), Colecção das leis do Império e da República dos Estados Unidos do Brasil (1828-1909), Estatísticas das Estradas de Ferro da União e das fiscalizadas pela União (1904-1930), and Annuarios Estatísticos do Brazil (1908-1912). In addition, the investigative resource of comparison is used, starting from the establishment of criteria, to analyze the hierarchy of cities in the urban network formed by the towns that compose the analyzed railways, such as: the railway forks or bifurcations; the condition of track bumpers; the recipes collected by stations that indicate the present flow density; the political-administrative status of the railway station location (town, village, district or settlement); population attended by each station; architectural imposing of the railway station building. Moreover, the documental analysis established attributes that could verify differences and similarities between both railways, namely: the population benefited by the railway; the number of cities along each of the railways; the transport volume of goods, passengers, baggage and packages, animals and telegrams; if the railway is integrated to a railway network or is an independent railway; if the railway is connected to a port or not; the daily frequency of trains. From the undertaken analysis, one can conclude that the railway implementation in the cities of Campina Grande e Mossoró only resulted in the consolidation of the urban-regional centrality of Campina Grande, as well as the restructuring of the urban network formed by the railway line from Recife to Limoeiro, Timbaúba, and the Campina Grande branch line because of the number of connected cities, attended population, volume of goods, passengers, baggage and telegrams transported.
RESUMEN: Las ciudades en el siglo XIX estuvieron marcadas por intensos cambios, como resultado del crecimiento de la población, es decir, cambios en el campo del trabajo causados por el surgimiento de la máquina a vapor, así como también en las relaciones entre las ciudades promovidas por la revolución de los transportes y de los avances de las técnicas de comunicación. Todos ellos han tenido un impacto directamente en la relación espacio-tiempo, en el proceso de urbanización y, a su vez, en la vida urbana de alguna manera y en alguna medida, incluso teniendo en cuenta la desigualdad del proceso de expansión de las técnicas en el espacio. Esta tesis tiene como objeto de estudio los Ferrocarriles de Recife a Limoeiro, Timbaúba, y la línea Campina Grande (Great Western) y el Ferrocarril de Mossoró, ubicados en los Estados de Paraíba y Rio Grande do Norte, respectivamente, en Brasil. El objetivo principal de la investigación fue analizar las implicaciones de la implantación de ambos ferrocarriles en la reestructuración de la red urbana de los referidos estados y en la centralidad urbano-regional de las ciudades de Campina Grande-PB y Mossoró-RN, en el período de 1907 a 1929. La investigación posee un abordaje en Geografía Histórica Urbana, según la demarcación temporal y la conducción del análisis con énfasis en las siguientes fuentes documentales primarias: los informes de los Presidentes de Provincias y/o de los Estados do Rio Grande do Norte y de Parahyba, Informes del Ministerio de Transporte y Obras Públicas (1893-1927), Colección de las leyes del Imperio y de la República de los Estados Unidos de Brasil (1828-1909), Estadísticas de los Ferrocarriles de la Unión y de las fiscalizadas por la Unión (1904-1930) y los Anuarios Estadísticos de Brasil (1908-1912). También se utiliza el recurso investigación de comparación, a partir del cual se establecieron criterios para analizar la jerarquía de las ciudades en la red urbana formada por las ciudades que componen los ferrocarriles analizadas, tales como: los cruces del ferrocarril u horquillas; la condición del sendero de Punta de Rieles; los ingresos recaudados por las estaciones, que indican la densidad de flujos allí existentes; el estatus político-administrativo del local donde se sitúa la estación del ferrocarril (ciudad, villa, distrito o poblado); población atendida por cada una de las estaciones; imponencia arquitectónica del edificio de la estación del ferrocarril. Se establecieron aún atributos a partir del análisis documental que pudiera verificar las diferencias y semejanzas entre ambos ferrocarriles, a saber: la población beneficiada por el ferrocarril; el número de ciudades a lo largo de cada uno de los ferrocarriles o trecho en el caso del Ferrocarril de Mossoró; volumen del transporte de mercancías, pasajeros, equipajes y encomiendas, animales y telegramas; el ferrocarril está integrado a una red del ferrocarril o es un ferrocarril independente; el ferrocarril está conectado a un puerto o no; y la frecuencia diaria de los trenes. Se concluye a partir del análisis emprendido que la implantación del ferrocarril en las ciudades de Campina Grande y Mossoró implicó en la consolidación de la centralidad urbano-regional de la primera y no de la segunda, así como en la reestructuración de la red urbana formada por el Ferrocarril de Recife al Limoeiro, Timbaúba y la línea Campina Grande por el número de ciudades interconectadas, por la población atendida y el volumen de mercancías, pasajeros, equipajes y telegramas transportados.
Palavras-chave: Ferrovia
Rede urbana
Centralidade interurbana
Mossoró-RN
Campina Grande-PB
Railway
Urban network
Interurban centrality
Ferrocarril
Red urbana
Centralidad interurbana
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Geografia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19870
Data do documento: 27-Ago-2019
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ElizângelaJustinoDeOliveira_Tese.pdf10,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons