Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19872
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFirmino, Girleine de Mélo Andrade-
dc.date.accessioned2021-03-26T19:44:06Z-
dc.date.available2020-02-05-
dc.date.available2021-03-26T19:44:06Z-
dc.date.issued2012-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19872-
dc.description.abstractWe discuss about the social representations about teacher education and its importance to a healthy practice in religious education, directly influencing the stance taken by their teachers, and thus reaching the worldview of the students with whom they relate. We seek to start reporting the historical trajectory of Religious Education and the various changes over time in relation to the concept of Teacher Education, following the challenges relevant to teachers of Religious Education, seeking to know them through the Social Representations, understanding how the same in spite of dealing directly with common sense socially constructed, reveal the possible intentions we have about our stance against the religious education teacher and our degree of involvement in it.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Anna Regina Ribeiro (anna@biblioteca.ufpb.br) on 2021-03-17T18:06:26Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GirleineDeMéloAndradeFirmino_Dissert.pdf: 619654 bytes, checksum: 2f31db400a4515b974c38ce427f92920 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-03-26T19:44:06Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GirleineDeMéloAndradeFirmino_Dissert.pdf: 619654 bytes, checksum: 2f31db400a4515b974c38ce427f92920 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-26T19:44:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GirleineDeMéloAndradeFirmino_Dissert.pdf: 619654 bytes, checksum: 2f31db400a4515b974c38ce427f92920 (MD5) Previous issue date: 2012-08-31en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino religiosopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectReligious educationpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectSocial representationspt_BR
dc.titleEnsino religioso, representações sociais e formação docente: implicações sobre o processo de atuação do professor de ensino religiosopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Marinilson Barbosa da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9320767757082850pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3135708303599974pt_BR
dc.description.resumoAbordamos acerca das Representações Sociais sobre formação docente e sua importância para uma prática sadia no Ensino Religioso, influenciando diretamente na postura assumida por seus professores, e consequentemente alcançando a visão de mundo dos discentes com quem se relacionam. Buscamos iniciar relatando a trajetória histórica do Ensino Religioso e das várias mudanças ocorridas ao longo do tempo com relação ao conceito de Formação Docente, seguindo para os desafios pertinentes aos professores de Ensino Religioso, procurando conhecê-los por meio das Representações Sociais, entendendo o quanto as mesmas, apesar de lidar diretamente com o senso comum socialmente construído, revelam as possíveis intenções que temos acerca da nossa postura docente frente ao Ensino Religioso e o nosso grau de comprometimento nisso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência das Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GirleineDeMéloAndradeFirmino_Dissert.pdf605,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons