Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19872Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Firmino, Girleine de Mélo Andrade | - |
| dc.date.accessioned | 2021-03-26T19:44:06Z | - |
| dc.date.available | 2020-02-05 | - |
| dc.date.available | 2021-03-26T19:44:06Z | - |
| dc.date.issued | 2012-08-31 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19872 | - |
| dc.description.abstract | We discuss about the social representations about teacher education and its importance to a healthy practice in religious education, directly influencing the stance taken by their teachers, and thus reaching the worldview of the students with whom they relate. We seek to start reporting the historical trajectory of Religious Education and the various changes over time in relation to the concept of Teacher Education, following the challenges relevant to teachers of Religious Education, seeking to know them through the Social Representations, understanding how the same in spite of dealing directly with common sense socially constructed, reveal the possible intentions we have about our stance against the religious education teacher and our degree of involvement in it. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Anna Regina Ribeiro (anna@biblioteca.ufpb.br) on 2021-03-17T18:06:26Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GirleineDeMéloAndradeFirmino_Dissert.pdf: 619654 bytes, checksum: 2f31db400a4515b974c38ce427f92920 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-03-26T19:44:06Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GirleineDeMéloAndradeFirmino_Dissert.pdf: 619654 bytes, checksum: 2f31db400a4515b974c38ce427f92920 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-03-26T19:44:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GirleineDeMéloAndradeFirmino_Dissert.pdf: 619654 bytes, checksum: 2f31db400a4515b974c38ce427f92920 (MD5) Previous issue date: 2012-08-31 | en |
| dc.description.sponsorship | Nenhuma | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Ensino religioso | pt_BR |
| dc.subject | Formação docente | pt_BR |
| dc.subject | Representações sociais | pt_BR |
| dc.subject | Religious education | pt_BR |
| dc.subject | Teacher training | pt_BR |
| dc.subject | Social representations | pt_BR |
| dc.title | Ensino religioso, representações sociais e formação docente: implicações sobre o processo de atuação do professor de ensino religioso | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Marinilson Barbosa da | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9320767757082850 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3135708303599974 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Abordamos acerca das Representações Sociais sobre formação docente e sua importância para uma prática sadia no Ensino Religioso, influenciando diretamente na postura assumida por seus professores, e consequentemente alcançando a visão de mundo dos discentes com quem se relacionam. Buscamos iniciar relatando a trajetória histórica do Ensino Religioso e das várias mudanças ocorridas ao longo do tempo com relação ao conceito de Formação Docente, seguindo para os desafios pertinentes aos professores de Ensino Religioso, procurando conhecê-los por meio das Representações Sociais, entendendo o quanto as mesmas, apesar de lidar diretamente com o senso comum socialmente construído, revelam as possíveis intenções que temos acerca da nossa postura docente frente ao Ensino Religioso e o nosso grau de comprometimento nisso. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Ciência das Religiões | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| GirleineDeMéloAndradeFirmino_Dissert.pdf | 605,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
