Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19872
Tipo: Dissertação
Título: Ensino religioso, representações sociais e formação docente: implicações sobre o processo de atuação do professor de ensino religioso
Autor(es): Firmino, Girleine de Mélo Andrade
Primeiro Orientador: Silva, Marinilson Barbosa da
Resumo: Abordamos acerca das Representações Sociais sobre formação docente e sua importância para uma prática sadia no Ensino Religioso, influenciando diretamente na postura assumida por seus professores, e consequentemente alcançando a visão de mundo dos discentes com quem se relacionam. Buscamos iniciar relatando a trajetória histórica do Ensino Religioso e das várias mudanças ocorridas ao longo do tempo com relação ao conceito de Formação Docente, seguindo para os desafios pertinentes aos professores de Ensino Religioso, procurando conhecê-los por meio das Representações Sociais, entendendo o quanto as mesmas, apesar de lidar diretamente com o senso comum socialmente construído, revelam as possíveis intenções que temos acerca da nossa postura docente frente ao Ensino Religioso e o nosso grau de comprometimento nisso.
Abstract: We discuss about the social representations about teacher education and its importance to a healthy practice in religious education, directly influencing the stance taken by their teachers, and thus reaching the worldview of the students with whom they relate. We seek to start reporting the historical trajectory of Religious Education and the various changes over time in relation to the concept of Teacher Education, following the challenges relevant to teachers of Religious Education, seeking to know them through the Social Representations, understanding how the same in spite of dealing directly with common sense socially constructed, reveal the possible intentions we have about our stance against the religious education teacher and our degree of involvement in it.
Palavras-chave: Ensino religioso
Formação docente
Representações sociais
Religious education
Teacher training
Social representations
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência das Religiões
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19872
Data do documento: 31-Ago-2012
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GirleineDeMéloAndradeFirmino_Dissert.pdf605,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons