Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19905
Tipo: | Dissertação |
Título: | Entre riscos, narrativas e lembranças: esboço de uma memória coletiva da arte de rua em João Pessoa |
Autor(es): | Cunha, Thiago da Silveira |
Primeiro Orientador: | Lúcio, Ana Cristina Marinho |
Resumo: | Os graffiti e as pixações há muito acompanham a história das cidades. Inscrevem anseios populares, poesias, sentimentos, itinerários, crônicas, memórias. Para muito além do conteúdo veiculado nas paredes, este trabalho busca atingir seus criadores e suas narrativas. De maneira geral, esse esforço comunga com a proposta política dos Estudos Culturais, tonificando as vozes de personagens periféricos e suas memórias subterrâneas (POLLAK, 1989). O movimento empreendido visa torna-los autores de sua própria memória coletiva. Procuro realizar uma crítica a partir de suas narrativas, explorando as relações entre a literatura, a memória e a oralidade. Trago alguns dos marcos deste movimento urbano e discuto as aproximações e distanciamentos entre o graffiti e a pixação ao longo do tempo, a partir de suas próprias fissuras internas e regimes de memória. Além disso, confronto-os ao que veiculam os órgãos oficiais a respeito, evidenciando seus movimentos criativos de subversão da língua, tanto em sua grafia - piXação - quanto ao nível da adjetivação. Nessa perspectiva, as narrativas oficiais costumam associar estas inscrições à sujeira e ao vandalismo, termos que são positivados por seus agentes. A reflexão sobre a memória aprofunda os vínculos entre a subjetivação e a rememoração a partir de dispositivos disparados por Deleuze e Guattari (1972; 1992). Sob esse viés, a antropologia visual auxilia a análise dessas dobras no corpo, na voz e na situação da narrativa oral (ZUMTHOR, 1997). Desse modo, o exercício da crítica pode atender os requisitos exigidos pelo seu ofício, alcançando um equilíbrio entre forma e conteúdo, texto e contexto (EAGLETON, 2001; SARLO, 1997). A reflexão metodológica tem ênfase na experiência de campo. Com isso, procuro contribuir e incentivar as pesquisas sobre oralidade realizadas na área da literatura pelos “críticos-etnógrafos” que visam ir ao encontro físico do outro, exercendo uma escuta humana e captando narrativas que, se não fosse por esse esforço, só se ouviria falar a respeito. Confluindo com a hipótese de Paul Zumthor (1997), foi possível reconhecer nos depoimentos dos grafiteiros e pixadores inúmeros gêneros narrativos, encontrando enredos bem desenvolvidos do ponto de vista literário. Isto desestabiliza o objeto literário e o cânone, revelando uma riqueza singular provida das vozes cotidianas. |
Abstract: | The graffiti and the pixação have long been present in the history of cities. They inscribe popular yearnings, poetry, feelings, itineraries, chronicles, memories. Far beyound the content displayed on the wall, this work seeks to reach your creators and your narratives. In general, this effort communes with the political proposal of the Cultural Studies, toning the voices of peripheral characters and your underground memories (POLLAK, 1989). The movement undertaken aims to make them the authors of theirs own collective memory. I perform a critique from his narratives, exploring the relations between literature, memory and orality. I bring some of the marks related to this urban movement and discuss the approximations and distances between graffiti and pixação over time from their own internal fissures and memory regimes. Besides that, I confront them with what the official institutions publish and say about that, evidencing their creative movements of subversion of the language, both in its spelling - piXação - and in the level of adjectivation. In this perspective, the official narratives usually associate these inscriptions with dirt and vandalism, words positivated by their agents. The reflection about memory deepens the links between subjectivation and remembrance, as from devices fired by Deleuze and Guattari (1972; 1992). Under this bias, the visual anthropology assists the analysis of these folds in the body, in the voice and in the situation of the oral narrative (ZUMTHOR, 1997). Thereby, the exercise of criticism can meet the requisites required in its work, reaching a balance between form and content, text and context (EAGLETON, 2001; SARLO, 1997). The methodological reflection carried out has on emphasis on field experience. Thereat, I try to contribute and encourage the researches on orality carried out in the area of literature by the “critics-ethnographers” who aim to go to the physical meet of the other, exercising a human listening and capturing narratives that, if it were not for this effort, would only hear about it. Converging with the hypothesis of Paul Zumthor (1997), it was possible to recognize in the testemunies of the graffiti and pixação writers innumerables narrative genres, finding well-developed storys from the literary point of view. This destabilizes the literary object and the canon, revealing a singular richness provided by the daily voices. |
Palavras-chave: | Graffiti Pixação Oralidade Memória Literatura Orality Memory Literature |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19905 |
Data do documento: | 1-Mar-2019 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ThiagoDaSilveiraCunha_Dissert.pdf | 2,88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons