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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19912
Tipo: Dissertação
Título: Análise dos componentes do ciclo de vida dos dados na matriz curricular dos cursos de biblioteconomia : um estudo comparado
Autor(es): Anjos, Renata Lemos dos
Primeiro Orientador: Dias, Guilherme Ataíde
Resumo: Desde que foram publicados os primeiros periódicos científicos, a comunicação científica limitava-se à publicação e divulgação apenas dos resultados, produto das investigações científicas na forma de artigos de periódicos científicos. Com o avanço significativo das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, cada vez mais, dados são gerados mediante a realização de atividades acadêmico-científicas, fazendo com que a comunicação científica esteja inserida no escopo do fenômeno conhecido como e-Science. Este novo cenário demanda profissionais aptos a atuar no processo de curadoria dos dados de pesquisa durante todas as etapas do ciclo de vida, trazendo reflexões sobre a capacitação dos bibliotecários em lidar com o tratamento de dados oriundos dessas investigações. Nesta perspectiva, a presente pesquisa propõe analisar de que forma os profissionais da informação, com ênfase nos bibliotecários, estão sendo capacitados para tal realidade, em nível de graduação. Diante do exposto, indagou-se: como os componentes inerentes a cada etapa do Ciclo de Vida dos Dados para a Ciência da Informação estão contemplados nas disciplinas ministradas nos cursos de graduação em Biblioteconomia do Brasil? Configura-se como uma pesquisa exploratória e bibliográfica de cunho qualitativo e quantitativo, por meio do método comparativo através da inferência da análise de conteúdo. Observou-se que nenhum dos cursos de Biblioteconomia analisados possui componentes curriculares obrigatórios que abordem o quarto paradigma científico. Embora possuam competências que podem ser utilizadas – aplicadas e/ou adequadas – no decorrer do Ciclo de Vida dos Dados para a Ciência da Informação, com maior aderência à Fase de Recuperação do ciclo. Desta forma, sugere-se a reformulação das matrizes curriculares dos cursos de Biblioteconomia do Brasil, de maneira a acrescentarem componentes curriculares que abordem a e-Science e a apresentem como campo de atuação para os bibliotecários de dados.
Abstract: Since the first scientific journals were published, scientific communication was limited to the publishing and disclosure of the results, product of the scientific investigations in the form of scientific journals articles. With the significant advancement of the Digital Technologies of Information and Communication, increasingly data is being generated upon the completion of the academic-scientific activities causing the scientific communication to be inserted in the scope of the phenomenon known as e-Science. This new scenario demands able professionals to act in the curation process of the researched data during all the steps in the cycle of life, bringing observations about the empowerment of the librarians in dealing with the treatment of data arising from these investigations. On this perspective, the present research proposes to analyze in what ways the information professionals, with an emphasis in librarians, are being capacitated to this reality, at the undergraduate level. Given the aforementioned, it was asked: how the inherent components to each step of the Data Life Cycle for Information Science are being contemplated in the subjects taught in the Brazilian undergraduate course of Library Science? It is configured as a research exploratory and bibliographic of qualitative and quantitative nature, through the comparative method through the inference of content analysis. It was observed that none of the Librarianship courses analyzed possess mandatory curricular components that approach the fourth scientific paradigm. Although they have skills that can be used - applied and/or appropriate throughout the Information Science Data Life cycle, with greater adherence to the Cycle Recovery Phase. Thus, it is suggested the reformulation of the curricular matrices of the Brazilian Librarianship courses, in order to add curricular components that approach e-Science and present it as a field of action for data librarians.
Palavras-chave: Ciclo de vida dos dados
Bibliotecário de dados
Projeto político pedagógico
e-Science
Data life cycle
Data librarian
Pedagogical political project
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência da Informação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19912
Data do documento: 28-Mar-2019
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

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