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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19925
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Ledson Pedro e-
dc.date.accessioned2021-04-01T00:32:33Z-
dc.date.available2020-03-05-
dc.date.available2021-04-01T00:32:33Z-
dc.date.issued2020-01-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19925-
dc.description.abstractIn this work, we present the application and development of a thermoelectric generator for cogeneration with heat energy released by car exhaust through the seebeck effect. The current situation of increasing energy demand has driven the search for new forms of energy generation to meet this demand with the use of environment conservation and the Seebeck effect which consists in the production of electricity from a different temperature mode. Applying this thermoelectric generator to a conventional car generates an overall increase in efficiency by reusing the energy that comes from a lost thermal source and it is also possible to apply this thermoelectric generator on the combustion engine hybrid cars giving greater engine autonomy and both cases resulting in reduction of fuel consumption. In this work, an analysis of the energy loss around the thermoelectric generator was made, with the study of the thermoelectric generation by the differential temperature around the prototype setting around automobiles and collected all the results. Based on the configurations of the results obtained for the electrical generation in the prototype and the potential value that can be measured, it can be concluded that it is possible to cogenerate from these thermal changes with small investment in the car.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2021-03-24T13:36:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LedsonPedroESantos_Dissert.pdf: 3624103 bytes, checksum: 9dcbb441b1ad865a147308be08b88268 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-04-01T00:32:33Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LedsonPedroESantos_Dissert.pdf: 3624103 bytes, checksum: 9dcbb441b1ad865a147308be08b88268 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-01T00:32:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LedsonPedroESantos_Dissert.pdf: 3624103 bytes, checksum: 9dcbb441b1ad865a147308be08b88268 (MD5) Previous issue date: 2020-01-30en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCogeraçãopt_BR
dc.subjectEficiência energéticapt_BR
dc.subjectTermogeradorpt_BR
dc.subjectCogenerationpt_BR
dc.subjectEfficiency energypt_BR
dc.subjectThermoelectric generatorpt_BR
dc.titleEstudo da aplicação e desenvolvimento de um gerador termoelétrico para cogeração em automóveispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Carlos Antonio Cabral dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9774109887296955pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8221881935515374pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho apresentam-se o estudo da aplicação e do desenvolvimento de um gerador termoelétrico para cogeração com a energia proveniente do calor liberado pelo escapamento de automóveis, através do efeito seebeck. A atual situação da demanda energética, crescente, tem impulsionado buscas de novas formas de geração de energia para esta demanda juntamente com a crescente preocupação com preservação do meio ambiente e produção de energia elétrica a partir de uma diferença de temperatura, pode ser uma solução. A aplicação desse termogerador em um automóvel convencional gera um aumento na eficiência global do mesmo com a utilização da energia que vem de uma fonte térmica que seria perdida e também a possível aplicação desse termogerador em automóveis híbridos com a energia sendo gerada durante a utilização do motor a combustão dando uma maior autonomia do motor elétrico e ambos os casos reduzindo o consumo de combustível. Neste trabalho é feita a análise energética e seu possível aproveitamento em um termogerador juntamente com o estudo da geração termoelétrica pelo efeito seebeck em um protótipo de termogerador aplicável em um automóvel. Com base nas observações dos resultados obtidos na geração elétrica no protótipo e o valor de potência possível de ser aproveitada tem-se a conclusão que é possível fazer a geração na cogeração de 1,6W de potência a partir destas perdas térmicas com pouco investimento e assim uma maior eficiência no automóvel.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica

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